Reportagem do Patos Hoje foi até a escola patense que está entre as poucas do país que conseguiram a manter um nível de excelência no ensino por três anos consecutivos. A pesquisa realizada pela Fundação Lemann, Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e Itaú BBA mostra que apenas 31 escolas públicas brasileiras que atendem crianças de baixa renda conseguiram manter um nível de excelência por três anos consecutivos.

A Escola Municipal Frei Leopoldo está localizada em uma das regiões mais carentes da cidade, entre os bairros Nossa Senhora Aparecida, São José Operário, Brasil e Santa Terezinha. Mais de 500 alunos, a maioria de crianças carentes, são atendidos na escola. Mesmo assim, diretores e professores conseguem manter o ensino em um nível de qualidade satisfatório.

A diretora Lucimar Silva disse que o resultado alcançado aos longo dos últimos três anos é fruto de empenho e envolvimento de toda a equipe de professores, funcionários e a direção. Ela também destacou a participação da comunidade e dos pais dos alunos no processo de aprendizagem das crianças.

A Escola Municipal Frei Leopoldo passou por momentos difíceis e chegou a funcionar em outros espaços. Para a direção da escola, todo o esforço valeu a pena.