Delegado regional, Luiz Mauro Sampaio e o comandante do 15º Polícia Miliar tenente-coronel Azevedo.

O comando do 15º Batalhão da Polícia Militar apresentou nessa segunda-feira (26) um balanço de alguns dos principais indicadores da segurança pública em Patos de Minas em 2016. A cidade apresentou crescimento no número de roubos e homicídios. Por outro lado, o número de furtos teve queda expressiva na cidade ao longo do ano. Projetos de parceria com a comunidade apresentaram bons resultados.

Assim como acontece em todo o país, o número de roubos apresentou crescimento preocupante. De 360 ocorrências dessa natureza registradas em 2015, este ano no mesmo período, foram registradas 473. Segundo o comando do 15º BPM, tenente-coronel Azevedo, o percentual era pior no início do ano e, com ações efetivas, a Polícia Militar conseguiu frear esse tipo de crime no final do ano.

O número de homicídios também cresceu, passando de 14 em 2015 para 18 em 2016. Esse número, no entanto, permanece abaixo da média registrada em Patos de Minas nos últimos anos. Em 2013 e 2014, por exemplo, a cidade registrou 25 homicídios. Já as tentativas de homicídio saltaram de 28 para 54, mas também ficaram abaixo de médias anteriores. A Polícia Militar ainda registrou em 2016, nove tentativas de estupro e oito estupros consumados.

Por outro lado, a Polícia Militar registrou uma redução significativa no número de furtos. Foram 2.803 ocorrências desse tipo no período de janeiro a novembro de 2016. No mesmo período do ano passado foram registrados 3.152 furtos. De acordo com o tenente-coronel Azevedo, ações de parceria com a comunidade, como as redes de “Vizinhos Protegidos”, “Fazendas Protegidas” e “Comércio Protegido” contribuíram para a redução do número de furtos.

Outro dado importante foi o aumento na apreensão de armas de fogo. Foram retirados de circulação ao longo do ano 128 revólveres, pistolas, garruchas e espingardas, contra 103 do ano anterior. Segundo a Polícia Militar, cada arma retirada de circulação evita que outros 30 crimes sejam cometidos.

O delegado regional, Luiz Mauro Sampaio, destacou a parceria da Polícia Civil com a Polícia Militar, Ministério Público e Judiciário para combater a criminalidade e ressaltou a importância da participação da sociedade na segurança pública. Assim como as redes de proteção criadas pela Polícia Militar, programas como o Zap Cidadão tem dado bons resultados também para a Polícia Civil.

Os comandantes das duas corporações se comprometeram em continuar se empenhando para defender a população de bem e garantir a segurança da comunidade.

Autor: Maurício Rocha