Boletim 20/05/2020.

Reportagem atualizada às 10h02 desta quinta-feira (21)

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas divulgou na tarde desta quarta-feira (20) sete casos confirmados de coronavírus na cidade. Este foi o maior número já divulgado de uma só vez. Um paciente está em estado grave.

De acordo com o boletim municipal, Patos de Minas tem agora 27 casos confirmados, sendo que: 3 em recuperação domiciliar, 5 pacientes internados, 18 casos tratados, 1 óbito. Dos casos internados, um paciente está em estado grave, em leito de UTI.

De acordo com a Vigilância em Saúde, a informação é de que o total de casos suspeitos e de casos descartados serão informados assim que o banco de dados da SES-MG for normalizado.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, a Vigilância em Saúde de Patos de Minas alertou para o aumento de casos positivos de Covid-19 no município nos últimos sete dias. De 13 a 20 de maio, os pacientes com confirmação da doença por exames laboratoriais (PCR e sorológico) aumentaram de 18 para 27. Desse total, cinco estão internados, sendo um deles em unidade de terapia intensiva (UTI) em estado grave.

De acordo com o boletim epidemiológico local, 18 das 27 pessoas confirmadas com coronavírus já foram tratadas, enquanto três se recuperam em casa. A taxa de recuperação aproxima-se de 67%. "É um percentual muito bom, mas não deixamos de estar preocupados com o aumento dos casos positivos. Cada um precisa fazer a sua parte e entender que quem descumpre as medidas contra a disseminação do vírus coloca em risco não só a si mesmo, mas a todos", destaca a gerente de Epidemiologia, Elizaine Bicalho.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Geize Marques, a fiscalização está atuando, orientando e notificando, quando necessário, quem descumpre as medidas de enfrentamento previstas em decretos municipais. "A questão é que, como ainda não podemos aplicar multas, parece que não há fiscalização. Estamos trabalhando para avançar nesse ponto, mas é muito importante que os cidadãos, os comerciantes e prestadores de serviços cumpram a norma não só porque há risco de ser fiscalizado, mas por consciência, porque sem a colaboração popular não teremos o controle da disseminação da doença."

Sobre o total de casos suspeitos, Geize explica: "Diante da inconsistência na base de dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), no momento não é possível divulgarmos com precisão o total de notificações e os casos descartados. Assim que normalizar, retornaremos a informar". Da última vez em que houve divulgação desses dados, em 13 de maio, havia 368 notificações suspeitas e 47 casos descartados por exame laboratorial. Até o momento, Patos de Minas contabiliza uma morte por coronavírus, ocorrida em março.