Por volta de 16h00 havia pouquíssimo movimento no centro.

O comércio de Patos de Minas está sofrendo os reflexos da paralização que se estende por todo o Brasil. A equipe do Patos Hoje foi às ruas na tarde desta terça-feira (29) e registrou imagens que mostram o pequeno fluxo de veículos e pedestres que circulavam pelo Centro. Em um dos comércios, as vendas baixaram cerca de 40%.

Enquanto as filas nos postos de combustível se estendem por diversos quarteirões, as ruas do centro da cidade se encontravam praticamente sem veículos. Nossa equipe de reportagem foi até a Rua Major Gote por volta de 16h00 e registrou vias de grande movimento praticamente vazias. Em conversa com alguns comerciantes, eles disseram que as vendas de seus estabelecimentos caíram consideravelmente.

Em uma loja de calçados, uma funcionária disse que a baixa foi de aproximadamente 40%. “A loja ficava cheia o tempo inteiro, a gente quase não tinha descanso, agora ficamos aqui quase o dia todo e não vendemos o esperado”. A informação foi confirmada pelo proprietário de uma loja de variedades.

Adailton Borges contou que nunca havia passado por isso antes. “A situação aqui na loja está bem complicada, o que a gente vendeu durante essa semana não paga nem a nossa conta de luz. Eu trabalho com vendas há 35 anos e nunca passei por essa situação”. O Centro da Cidade é o local mais movimentado de Patos de Minas, o fluxo de carros, motociclistas, ciclistas e pedestres é intenso, e nesta tarde se encontrava como não se via há muitos anos.

Os prejuízos se estendem a vários setores da sociedade. Produtores rurais estão perdendo toda a produção por não ter como escoar. De acordo com a Polícia Militar, a situação da paralisação está sendo normalizada o que pode causar a retomada das vendas no comércio.