Centro Estadual de Atenção Especializada. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

O Centro Estadual de Atenção Especializada registrou 94 novos casos de HIV em Patos de Minas até o mês de novembro deste ano. A cada 4 casos, 3 são homens. Os números preocupam os especialistas da saúde. Nesta próxima sexta-feira (01), será realizada uma manhã de testes e conscientização sobre a doença no Pátio Central Shopping.

De acordo com a Assistente Social Clérida Ávila, a situação é bastante preocupante. Dos 94 casos até agora em 2017, 73 são do sexo masculino e 21 do sexo feminino. Destes 94 casos, 58 foram diagnosticados em pessoas com idade inferior a 35 anos. No mês de outubro, 15 pessoas foram diagnosticadas com o vírus do HIV e em Novembro foram 12.

A maioria dos pacientes é homossexual de acordo com Clérida. O vírus da Aids pode ser contraído através da relação sexual sem proteção ou por uso de seringas no caso de drogas injetáveis. Em alguns casos, o vírus pode ser passado de mãe para filho durante a gestação. Isso acontece devido ao não acompanhamento da gravidez, o chamado pré-natal.

As Unidades Básicas de Saúde fornecem preservativos gratuitos a toda a população e nesta sexta-feira (01), Dia Mundial de Combate a Aids, a Secretaria Municipal de Saúde estará no Pátio Central Shopping fazendo um trabalho de conscientização e realizando testes rápidos e gratuitos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis. Quem tiver interesse basta levar um documento com foto de 12h00 às 18h00.

Os interessados também podem procurar o Centro Estadual de Atenção Especializada na Rua Doutor Noé Ferreira, 121, Bairro Bela Vista de 07h00 às 12h00. A quantidade de surgimento de novos portadores do HIV preocupa os especialistas e serve de alerta a toda a população. Relação sexual sem preservativo é a principal forma de contágio.