Patos de Minas tem 1º curso de Palpação, ultrassonografia e Inseminação Artificial em éguas

Aconteceu nesse último final de semana o Primeiro Curso de Palpação, ultrassonografia e Inseminação Artificial em éguas na cidade de Patos de Minas/MG.

publicado em 14/05/2019, por Farley Rocha


Na aula prática, os alunos aprenderam a palpação em Éguas, ultrassonografia do aparelho reprodutivo e também as técnicas de inseminação artificial com Sêmen fresco, refrigerado e congelado.

Aconteceu nesse último final de semana o Primeiro Curso de Palpação, ultrassonografia e Inseminação Artificial em éguas na cidade de Patos de Minas/MG. O curso foi ministrado por duas Médicas Veterinárias, Dra. Camila Machado, formada pelo UNIPAM, com especialização em Reprodução Equina pelo IBVET /BH e Dra Thaís Cavalero, com residência e doutorado na Unesp em Botucatu/SP.

As inscrições foram abertas em março e, com 15 dias, todas as vagas já haviam sido preenchidas. E para a surpresa, 70% dos participantes eram estudantes e médicos veterinários de outras cidades e estados, chegando a ter a participação de uma estudante de Aracaju/SE.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Actual Hospital - Especial Notícias

A aula teórica aconteceu no Auditório do UNIPAM e os temas abordados foram introdução à Reprodução Equina, mercado de trabalho, Fisiologia, ultrassonografia e técnicas de inseminação artificial em éguas. Os alunos receberam brindes de empresas e ainda contaram com dois deliciosos cofee Break e entrega de certificados.

As aulas práticas aconteceram no Haras 4G, de propriedade de Gilton Furtado Moreira, criador de cavalos da raça Mangalarga Marchador da cidade de Lagoa Formosa.

Na aula prática, os alunos aprenderam a palpação em Éguas, ultrassonografia do aparelho reprodutivo e também as técnicas de inseminação artificial com Sêmen fresco, refrigerado e congelado.

O mercado do cavalo cresce cada dia mais e hoje os criadores procuram selecionar cada vez mais o seu plantel. Com isso, ele precisa de profissionais capacitados para fazer a reprodução equina do seu haras.

Imagens atualizado em 14/05/2019 • 18 fotos

Autor: Farley Rocha Postado em 14/05/2019
Compartilhe:

25 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Carla.gabriela | 3 meses, 1 semana atrás

    Como na própria reportagem diz, as palestrantes fizeram esse curso (no qual nunca teve outro igual), e mesmo muitos alunos querendo mexer com reprodução, não quiseram fazer. É sempre assim, pagam fortunas em festas e não gastam com conhecimento.

    23 0 Responder

  • Lorena Borges | 3 meses, 1 semana atrás

    Minha filha fez o curso! Saiu empolgada, e voltou mais ainda. Segunda ela, foi maravilhoso! As veterinárias super atenciosas , prestativas e soube passar muito bem a teoria e prática .

    22 1 Responder

  • Dani Gomes | 3 meses, 1 semana atrás

    Parabéns pela iniciativa Camila! Amei ver o seu curso aqui no jornal. Vc como sempre se supera! Tudo que está acontecendo você merece! Excelente pessoa e profissional!!!!!

    20 1 Responder

  • Jonas | 3 meses, 1 semana atrás

    Conheço essa veterinária Dra Camila. Ela fez 4 inseminações pra mim no ano passado e nasceram potros lindos. Ela é muito dedicada. E linda (com respeito).

    18 0 Responder

    Edna - 3 meses, 1 semana atrás

    É muito dedicada e linda tbem.... MAS NAO E DOUTORA! Tem que estudar muito ainda So tem graduaçao

    7 18

    Selvina g - 3 meses, 1 semana atrás

    Pelo jeito está bem por fora mesmo né ? Essa menina começou a especialização ainda na faculdade. Eu era da sala ao lado. Já deve ter acabado. Sou veterinária de pequenos, e mesmo não ME INTITULANDO como doutora, MUITOS me chamam como tal! Igual médico, dentista, advogado. Inclusive todas as lojas que me enviam material para meu consultório. Muitas vezes, isso é uma forma de carinho ao profissional. Uma coisa é elas se exigirem a se chamarem de doutora (colocando em carimbo, placa etc) outro, são as pessoas. Cuidado! Mais inteligência e compreensão e MENOS inveja e ataques!

    16 2

  • Patense comprometido!! | 3 meses, 1 semana atrás

    Depois quando defendo que nossa regiao tem as mulheres mais lindas do planeta o povo de fora acha ruim...... a beleza dessa turma é um espetaculo a parte!!! sucesso as Deusas veterinarias..............

    16 4 Responder

  • Yaísa | 3 meses, 1 semana atrás

    Oferecer conhecimentos através de profissionais especializados, ter empresas parceiras que tem total credibilidade no mercado, estimular o estudo dos participantes com excelentes materiais na parte teórica e prática e por todas as informações já citadas no enunciado, esse curso foi um sucesso. O comprometimento de todos gerou esse resultado maravilhoso. Tomara que mais graduandos e Médicos Veterinários já formados estejam sempre buscando aprender para ajudar com excelência seus pacientes.

    15 0 Responder

  • Eusebiofons | 3 meses, 1 semana atrás

    Parabéns a todos os participantes, deixaram o final de semana , no qual era dia das mães para poder estar aprendendo e se aperfeiçoando. Isso sim da gosto de ver! E parabéns as doutoras! Pelas fotos realmente foi maravilhoso!

    14 0 Responder

  • Muitos não sabem | 3 meses, 1 semana atrás

    O pessoal quebra o pau nos comentários de todas as postagens desse jornal . Só que o que a maioria não sabem, é que mesmo com endereços de e-mail, ou usuários falsos, é MUITO FACIL descobrir o IP da onde está vindo a mensagem e consequentemente o endereço e o nome da pessoa. Cuidado moçada. Ficar difamando os outros (no anonimato) é crime ! Só vocês irem lá na reportagem do Zema que vão ver a quantidade de pessoas falando mal. Ele é influente, qq um pode dar queixa na delegacia.

    14 0 Responder

    Yaísa - 3 meses, 1 semana atrás

    É verdade, as pessoas precisam ter mais cuidado ao se referirem aos demais e também porque quando se quer fazer uma crítica sobre um determinado assunto, com coerência e respeito pode-se dar qualquer opinião sem precisar usar o anonimato, isso se chama democracia e liberdade de expressão. O ruim é ver que alguns não constroem nada antes de dar uma "crítica construtiva" e acham que tentar diminuir o outro vai fazê-lo crescer em alguma área da vida. Sempre terá alguém com a opinião diferente da nossa e que bom que é assim. Acho ótimo um jornal publicar além das notícias que são o "padrão", publicar também sobre cultura, estudos, congressos e pesquisas em qualquer área, são coisas relevantes a uma sociedade pra que ela evolua em diversos aspectos.

    7 0

  • Bruna Gonzada | 3 meses, 1 semana atrás

    Parabéns Camila!!!!! Estudo na FPM e sou sua fã!!!! Uma das milhares que você tem pelo seu instagram né!? Fiquei sabendo que o curso foi o maior sucesso!!! Minha prima do Sul de Minas fez, e amou! Já está praticando devido aos ensinamentos prestado por vocês! Camila você tem total admiração por nós aqui da faculdade! NOS ESPELHAMOS MUUUUUUUITO EM VOCÊ. FICA COM DEUS!!! BRUNA

    8 0 Responder

  • Edna | 3 meses, 1 semana atrás

    Que beleza!!!! Eu fico só pensando como e facil virar Doutor. Esses formando acabam de terminar faculdade e ja sao DOUTORES DOUTOR é quem faz doutorado. Dra Camila? Eu nao sabia que ela ja tinha terminado doutorado. E isso vale p todos os outros profissionais que se entitulam DOUTORES. Acabam de fazer fisioterapia, direito, farmacia ou outro curso e ja colocam placas em consultorios: DOUTORES FULANOS DE TAL.... Especializar e estudar que é bom....NADA! Pir isso que as coisas estao como estao. Façam doutorado Tenham uma aprovaçao com louvor Estudem Depois pensam em serem Doutores Tem dó......nao tem vergonha nao?

    7 20 Responder

    Maria José - 3 meses, 1 semana atrás

    Você está certa sobre o termo "doutor" Edna, a maioria das pessoas não entende o que é especialização, mestrado, doutorado, pós doutorado e por aí vai. Porém MEDICINA veterinária é uma medicina, assim como chamamos o médico de doutor, às vezes até sem ele ter uma especialização e sendo clínico geral, creio que na reportagem citaram a veterinária como doutora por estar na área da saúde e por ser uma medicina. Sua opinião está certa, as pessoas devem estudar mais, se especializar e se dedicar para honrarem tais títulos, mas creio que no caso da moça citada, ela entende bem qual o nível de escolaridade e se esforça muito pelo visto pra estar cada vez mais a frente.

    15 0

  • Mauro | 3 meses, 1 semana atrás

    Parabéns Dra Camila!!! Sempre te disse que você ia longeeeeeeee, desde a sua época de faculdade, que todo mundo via seu empenho, dedicação. Nunca deixou de correr atrás, e sempre soube buscar o melhor para os animais! Sucesso sempre e que Deus continue te abençoando, porque você merece!!!! Melhor veterinária da região para trabalhar com cavalos.

    7 0 Responder

  • Bruno Soares | 3 meses, 1 semana atrás

    A Camila é nossa veterinária aqui do Haras. Ela fez 5 embriões para nós ano passado, nasceram todos, e agora fez mais 7, todos de sêmem congelado do nosso garanhão que já morreu. Ela é extremamente profissional, dedicada, e atenciosa. Cuida de cada animal e do seu manejo com detalhe. Eu fico indignado das pessoas vierem aqui criticar ELA por uma coisa tão idiota. E PIOR, querer denegrir ela, falando que ela só tem graduação. Quem a segue no instagram (camilamachadovet) , vai ver a luta dela mês após mês viajando para BH fazendo sua PÓS GRADUAÇÃO em REPRODUÇÃO EQUINA. E MESMO se ela estivesse somente graduação, ou na faculdade ainda, seria DOUTORA porque a qualidade do serviço dela, muito difícil encontrar alguém que faz parecido aqui na região.

    6 1 Responder

  • dick | 3 meses, 1 semana atrás

    Um monte de pseudo inteligentes aqui falando que a moça não é doutora, e expressão doutor e doutora utilizada por médicos e advogados é titulo concedido por Dom pedro I em 1827, para aqueles que se formam nas áreas de ciências jurídicas e sociais no brasil. Não precisa falar que quem faz doutorado é doutor, mas a busca por conhecimento alem da logica da bolha pode levar muitos a serem também doutores,por titulo concedido ou por fazer um doutorado com desejam. As reportagens trazem informações relevantes e muitos dos comentários um grande desserviço!

    6 1 Responder

  • Eva Thomaz | 3 meses, 1 semana atrás

    Não conheço ninguém dessas fotos, mas entrei pelo interesse nesse curso ministrado por elas. Fui professora e me interesso bastante nesse tipo de conteúdo. Uma vez que, a maioria dos noticiários hoje em dia, são somente notícias ruins. Primeiro, parabéns a todas pela iniciativa do curso. E pelas fotos, dá pra ver que tudo foi extremamente impecável. Parabéns aos alunos que participaram, isso é o primeiro passo para chegar ao topo do sucesso. Agora, o que realmente me entristece, é ver esses comentários de deboche, como dessa "Edna". As pior coisa na vida do ser humano é a amargura, rancor e inveja. E não precisa ler duas vezes, para notar tudo isso na vida dessa pessoa. Pessoal, vamos olhar para frente, CRESCER, a vida é muito curta para focar no colega e tentar diminui-lo. Às Doutoras, um recado: VOCÊS VÃO LONGE! E SORTE DE QUEM COLAR NA DE VCS!!!! Talento aí é nítido!

    5 2 Responder

  • Pedro Lemos | 3 meses, 1 semana atrás

    O dia que a Camila e a Yaísa estavam na faculdade anunciando esse curso, eu e minhas amigas estavam la. Elas estavam indo de sala em sala colar o folder. Eu não a conhecia, mas todas as minhas amigas sim e se diziam fã dela . Depois disso passei a seguir ela pelo instagram, e eu tb virei fã. Ela é uma profissional e tanto! Patos de Minas e região nunca teve uma profissional tão dedicada e esforçada como ela. Uma pessoa que não tem muitos anos de formada, já ministrar um curso desse (no qual NUNCA teve em Patos de Minas e região), tem nosso total respeito e dedicação. Como se diz, quem sabe faz ao vivo!!! Parabéns as Doutoras pelo curso, minha irmã fez e já está aguardando os próximos.

    5 0 Responder

  • Aí simmmmm | 3 meses, 1 semana atrás

    Como é bom ler esse tipo de reportagem! Hoje em dia a moçada só querem saber de festa, Beats, Fenamilho, Farra, Paiolão, show disso, daquilo, e me vem uma reportagem dessa relacionada a EDUCAÇÃO. Não trabalho com cavalos (mas bem que eu queria), mas estão de PARABÉNS às duas lindas veterinárias

    5 0 Responder

  • Fernando Gomes | 3 meses, 1 semana atrás

    :clap:Parabéns pela iniciativa! Muito bom abrir o site e ver matéria como essa aqui! :clap:

    5 0 Responder

  • crisaguiar | 3 meses, 1 semana atrás

    Eu conheci a Camila no ano passado. Ela veio tratar um cavalo com cólicas aqui no Leal para meu pai. Lá na minha faculdade, muitos falavam mal dela. As meninas diziam que ela era rica,e que só trabalhava pra aparecer. (estou citando isso só pra vocês verem o nível do ser humano). Ou seja: As pessoas NÃO aceitam! aqui em Patos sempre foi assim! Se uma pessoa se sobressai mais que a outra, ela é fuzilada e denegrida por muitos. A Camila tem o respeito de todos aqui em casa. FOI A UNICA QUE CONSEGUIU SALVAR A CÓLICA DO GENERAL, nosso cavalo. Tratou todos super bem, e somos agradecidos por ela e por seus serviços. Sempre terá nosso respeito.

    4 0 Responder

  • Doutora? | 3 meses, 1 semana atrás

    Doutora kkkkkkkk, graduação agora é ser doutor.

    1 17 Responder

    perucao - 3 meses, 1 semana atrás

    Graduação????? Você conseguiu ler o titulo delas, uma em doutorado e a outra especialista, e não soube interpretar ? além de muita inveja ainda é burra! Por isso que esse país de meia tigela não vai pra frente. v.e.r.g.o.n.h.o.s.o!!!!

    5 0

    como que pode? - 3 meses, 1 semana atrás

    Deprimente isso. Aposto que quando está quase morrendo e passando mal, chega até pro estagiário de medicina la na UPA e tambémmmmmmm chama ele de doutor! Ohhhhhhh povinho hipócrita! Ainda bem que é facinho descobrir quem escreve esse tipo de comentário

    5 0

carregar mais comentários