Apenas o álcool comum é visto nas prateleiras

A procura por álcool em gel e máscaras respiratórias se multiplicou nos últimos dias devido à pandemia do COVID-19, Coronavírus. A busca tem sido tão grande que vários comércios na cidade já ficaram desabastecidos. E pra evitar abusos nos preços, o Procon Municipal já está monitorando. Receitas de como fazer álcool em gel também circulam na internet.

De acordo com o Coordenador do Procon Municipal, Rafael Godinho, foram feitas pesquisas em vários comércios na cidade, na semana passada, para saber os preços do álcool em gel e das máscaras respiratórias. “Nós verificamos notas fiscais de compra e estamos monitorando os preços para não haver abuso para o consumidor”, disse.

Rafael explicou que novas pesquisas deverão ser feitas durante a semana. E a procura tem ocasionado outro problema. O estoque destes produtos nos hipermercados já começa a ficar vazio. Nas prateleiras, os produtos desapareceram.

O Patos Hoje entrou em contato com hipermercados de Patos de Minas e a resposta foi de que foi feito o pedido, mas ainda não chegou. Nas duas lojas do Bernardão, por exemplo, não há mais máscaras respiratórias, nem álcool em gel. O hipermercado e a farmácia ABC também não possuem os produtos. Em uma loja do Supermercado Lima, a informação foi a mesma.

Assim, para driblar a falta de álcool em gel, receitas de como preparar o produto já circulam na internet e podem ser encotnradas por exemplo no site Brasil Escola.

Materiais e Reagentes:

Álcool etílico 96° GL – 70%;

Carbopol 676 – 0,720%;

Trietanolamina – 0,700%;

Água (quanto for necessário) – 100% (ou glicerina, que é usada somente para dar mais suavidade para as mãos, pois ela agride menos a pele);

Uma tigela de vidro (pode ser um béquer grande);

Um medidor de volume;

Colheres medidoras;

Batedor de ovo;

Um coador (ou peneira de malha fina);

Um funil;

Um recipiente de plástico para guardar o produto final;

Opcional: colorante vegetal e essência de aroma de sua preferência.

Procedimento:

Inicialmente meça 65 mL de álcool etílico e 25 mL água (para que o álcool em gel adquira a intensidade de 70°GL (70%)) e coloque-os em uma tigela de vidro.

Utilizando o coador, peneire o carbopol sobre a tigela contendo o álcool e a água. Isso é necessário para retirar os grumos e pulverizá-lo completamente. É importante que se faça de modo bem lento e ao mesmo tempo deve-se bater o líquido do recipiente com um batedor de ovo.

Esquema dos passos da receita do álcool em gel.

Adicione algumas gotas de trietanolamina, agitando suavemente. Nesse momento note a textura do gel. Se estiver muito líquido, acrescente mais trietanolamina. Porém, se estiver muito grosso, você pode adicionar mais álcool e misturar o tempo todo com o batedor, até adquirir a consistência desejada.

Se você quiser que o álcool em gel tenha algum aroma ou cor de seu agrado é só acrescentar ao final do processo o colorante vegetal e a essência de aroma da sua preferência.

Com o funil, passe o álcool em gel pronto para o recipiente de plástico em que deseja guardá-lo e procure deixá-lo em local fresco para que o álcool não evapore.