349669 2216 Ok
Publicado em 19/01/2017
Compartilhe:

Patos de Minas realiza a primeira cirurgia de implante coclear e medicina dá passo importante

O paciente é um jovem estudante universitário de 23 anos que nasceu com deficiência auditiva e que está cheio de expectativa.

A cirurgia já foi realizada com sucesso e Danilo deve começar a ouvir em poucos dias.

O médico otorrinolaringologista Maurício Peixoto e a fonoaudióloga Elismar Bicalho desenvolvem um projeto inédito em Patos de Minas. Eles trabalham na implantação do primeiro Implante Coclear na cidade, o chamado “Ouvido Biônico”. O paciente é um jovem estudante universitário de 23 anos que nasceu com deficiência auditiva e que está cheio de expectativa. A cirurgia já foi realizada com sucesso e ele deve começar a ouvir em poucos dias.

Danilo Silva Teodoro foi diagnosticado com deficiência auditiva logo aos 11 meses de idade. Os pais tiveram o cuidado de levar ao médico e iniciar o tratamento na infância. Os pais guardam o primeiro aparelho que ele usava até hoje. A mãe lembra que ele usava um coletinho branco debaixo da roupa, com um bolsinho para guardar a base do aparelho. E foi isso que possibilitou que Danilo recebesse o Implante Coclear.

O médico Maurício Peixoto explica que a cirurgia só é indicada para deficientes auditivos que aprenderam a falar, mesmo com algumas dificuldades, como é o caso do Danilo. Ou então em crianças de 3 a 7 anos que ainda têm possibilidade de aprender. Isso por que, ao contrário do aparelho auditivo que aumenta o volume do som, o Implante Coclear vai estimular o nervo auditivo para que o paciente possa ouvir.

O aparelho é dividido em duas partes, uma interna e outra externa. A parte interna é formada por um receptor e um arranjo de eletrodos que fica posicionado dentro da cóclea. Eles se conectam a um receptor, que funciona como um decodificador, implantado na região atrás da orelha, por baixo da pele. Com o receptor, ficam uma antena e um imã, que servem para fixar a unidade externa e captar os sinais elétricos.

Imagens atualizado em 19/01/2017 • 18 fotos

A cirurgia para implantar a parte interna já foi feita e com sucesso. Nos próximos dias, Danilo vai receber a parte externa do aparelho, o que vai permitir que ele possa ouvir. O estudante está entusiasmado. Com o Implante Coclear, ele quer melhorar a qualidade da fala, já que após a conclusão do curso de medicina veterinária terá que lidar com o público.

A fonoaudióloga Elismar Bicalho também está muito otimista. Ela explica que o procedimento é a extensão de um projeto realizado em parceria com o Ministério da Saúde que funciona na Apae de Patos de Minas e que já distribuiu mais de 15 mil aparelhos auditivos em toda a região. Segundo Elismar, a realização da primeira cirurgia de “Implante Coclear” é um avanço importante para a medicina na cidade. Elismar explica ainda que, com esse procedimento e com a realização do teste da orelhinha nos recém nascidos, em breve não haverá mais surdos e mudos na cidade.

Autor: Maurício Rocha

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Postado em 19/01/2017
Compartilhe:

10 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • belline de rezende | 9 meses, 4 semanas atrás

    Que alegria e satisfação, ver meu amigo e com panheiro de caminhadas sonoras, Danilo...Vai na fé meu camarada..Que os sons se tornem sinfonias.....Grandes coisas te esperam..Abração, Daniboy... :facepunch: :+1: :pray: :pray:

    1 0 Responder

  • Wesley pereira | 10 meses atrás

    Parabéns doutor pelo seu trabalho também tenho problema de deficiência auditiva qual é o procedimento dessa cirurgia queria fazer também esse rapaz Danilo é da minha cidade fico muito feliz por ele abraço..

    1 0 Responder

  • Rosângela | 10 meses atrás

    Parabéns aos médicos envolvidos em mais esta conquista dá medicina. Que Deus abençoe imensamente a Doutora Elismar Bicalho e o Doutor Maurício Peixoto. Parabéns ao paciente que tenha uma ótima recuperação e que mais pacientes possam ser agraciados também e ter uma melhor qualidade de vida.

    2 1 Responder

  • Anna | 10 meses atrás

    To passada. Esse é o Doutor Mauricio? Consultei com ele há uns 6 anos, ele era bem gordo, não tinha reconhecido ele nas fotos. Parabéns, emagrecer tanto assim é muito díficil.

    0 4 Responder

  • JP | 10 meses atrás

    Parabéns Dra. Elismar Bicalho e Dr. Maurício, um obrigado em nome da saúde e qualidade de vida da população de Patos e região! Precisamos de mais profissionais com a competência de vocês!

    3 0 Responder

  • Deficiente auditivo | 10 meses atrás

    Lembro-me de que nao ouvia meu pai quando me chamava, ate que um dia me levou pra fazer exames... resultado, surdo unilateral! agora com essa noticia vou correr atraz e quem sabe poder ouvir!!! :clap: :pray:

    4 0 Responder

  • Anónimo | 10 meses atrás

    É claro que naonão existirá mudos. Ninguém é mudo. É sim surdo, devido a isso normalmente não desenvolvem a fala. :triumph: :triumph:

    0 8 Responder

  • Anônimo | 10 meses atrás

    Como assim "não haverá mais surdos na cidade"? E os de mais idade? Não são reconhecidos? Surdos maiores de idade, surdos a vida toda, cujo sabem apenas libras!

    3 2 Responder

  • Mathias | 10 meses atrás

    :blush:Graças a Deus noticias boas!! Que saudade de ouvir isso... avanço, evolução, uma vida sendo beneficiada...por mais noticias assim! Parabéns aos profissionais pela precisão e competência no trabalho realizado e também ao jovem...Que Deus te abençoe e que você seja imensamente feliz... :blush: :blush:

    20 0 Responder

  • Jorjão | 10 meses atrás

    Dr. Maurício é o máximo, competente e muuuuuuuuuuuuuuito gato!

    11 2 Responder

    kkkkk - 10 meses atrás

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    0 0

carregar mais comentários