Foto: Arquivo Patos Hoje

A economia patense segue forte e gerando empregos. Dados atualizados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged – do Ministério Trabalho – mostra que Patos de Minas é a segunda cidade do Estado de Minas com maior número de empregos formais criados nos primeiros nove meses de 2017, perdendo apenas para Nova Serrana.

Segundo o Caged, Patos de Minas encerrou o mês de setembro com saldo positivo de 2.081 postos de trabalho formais criados. O município ficou atrás apenas de Nova Serrana, que encerrou o período de Janeiro a Setembro com saldo positivo de 3.708 vagas de trabalho. Na terceira posição está a cidade de Comendador Gomes que registrou a criação de 1.645 novos postos de trabalho.

Para se ter uma ideia da importância dos números locais, Belo Horizonte encerrou o período de nove meses com saldo negativo de 2.842 postos de trabalho. Uberlândia e Uberaba, as duas maiores cidades da região, criaram juntas pouco mais de 700 postos de trabalho. E olha que essas três cidades estão entre as que mais perderam postos de trabalho em 2016. Juntas, essas três cidades perderam mais de 46 mil vagas formais de trabalho no ano passado.

Patos de Minas teve movimento contrário. O município só perdeu empregos formais em 2015, o pior ano da crise, e mesmo assim o saldo negativo foi de apenas 70 vagas. No ano passado, a cidade registrou aumento de 187 vagas de empregos formais. Para 2017, a expectativa é de que os números melhorem ainda mais quando forem computados os números do último trimestre.

Emprego em Setembro

Quando são computados apenas os números do mês de setembro, Patos de Minas aparece na 5ª posição no Estado com a criação de 379 vagas. A primeira colocada em geração de emprego no mês de setembro foi Betim com 769 vagas, seguida por Paracatu com 533 postos de trabalho, Belo Horizonte com 509 vagas formais e Juiz de Fora com saldo positivo de 411 vagas no mês passado.

Emprego na região

Algumas cidades da região também merecem destaque na geração de empregos neste ano de 2017. São Gotardo encerrou o período de Janeiro a Setembro com saldo positivo de 1.426 vagas de empregos formais. Rio Paranaíba conseguiu um saldo positivo de 1.303 vagas de trabalho formais. João Pinheiro tem 1.231 postos de trabalho a mais e Patrocínio abriu 1.267 vagas de trabalho em 2017.