Não há previsão de chuva para os próximos dias.

Já são 113 dias sem chover em Patos de Minas, ou seja, quase quatro meses de sequidão. Ainda não há risco de faltar água na cidade, mas o desperdício pode provocar o desabastecimento. Alguns distritos do município já estão sendo abastecidos pela Copasa com caminhões pipa. Não há previsão de chuva para os próximos dias.

Ambientalistas já se movimentam para não deixar a situação pior. Imagens do Rio Paranaíba, nos fundos do Copacabana, mostram a escassez de água. O leito do rio já pode ser visto em vários pontos. Membros do Codema trabalham para revitalizar nascentes e pedem apoio. Preocupados com a situação, eles vão levar os problemas ambientais para a Câmara Municipal.

De acordo com a Estação Meteorológica no Distrito de Sertãozinho, o último dia de chuva em Patos de Minas foi 20 de maio, ainda durante a Fenamilho. Para os próximos dias, as pessoas podem se preparar para mais tempo seco. Segundo o Clima Tempo e o INMET, não há previsão de chuva para esta semana em Patos de Minas.

O engenheiro da Copasa, Júlio Cesar Caetano da silva, responsável pelo abastecimento de água na cidade, afirmou que em 2014 a situação foi pior e, por enquanto, não há risco de racionamento de água. No entanto, ele alertou que o desperdício, principalmente nesta época, pode levar ao desabastecimento.

O engenheiro ainda informou que já há distritos patenses sendo abastecidos por meio de caminhões-pipa. O Comando do Corpo de Bombeiros emitiu uma nota informando que dos 853 municípios de Minas Gerais, 722 estão com problemas no abastecimento de água potável. “Em Presidente Olegário, já foi decretada situação de emergência”, disse a nota.

Com o tempo seco, as queimadas têm sido outro tormento para os moradores. O Corpo de Bombeiros vem sendo acionado com frequência para combater os incêndios principalmente em lotes vagos. Além de prejudicar o meio ambiente, o fogo causa muita sujeira e agrava problemas de saúde. Pessoas enfermas, crianças e idosos são os que mais sofrem.

Com a baixa umidade do ar, especialistas recomendam que as pessoas bebam bastante água e procurem umidificar as residências, com umidificadores, toalhas molhadas e recipientes com água. Molhar os jardins pode amenizar a sensação de sequidão. Os exercícios físicos ao ar livre devem ser evitados no período das 11 e 15 horas.