O sistema operacional da unidade de saúde ficou fora do ar durante toda a manhã.

Nossa equipe de reportagem foi até a Unidade de Pronto Atendimento na tarde desta sexta-feira (05) e registrou a situação em que se encontrava o local. Algumas pessoas estão sentadas no chão, pois não há espaço dentro da unidade hospitalar. Outras pessoas esperam atendimento desde as 05h00 e não sabem até que horas ficarão aguardando.

A reportagem do Patos Hoje conversou com vários pacientes em relação ao atendimento na UPA do Bairro Jardim Peluzzo. Nós chegamos ao local por volta de 13h00 e registramos dezenas de pessoas do lado de fora, pois não havia mais espaço dentro da unidade. Cadeiras de bares vizinhos foram usados pelos pacientes. Uma paciente disse à nossa reportagem que se a antiga UPA da Avenida Marabá não tivesse sido fechada, nada disto estaria acontecendo.

Havia uma grande movimentação do lado de fora e no interior da UPA, além de não ter mais assentos disponíveis, uma grande fila se formou no balcão da recepção. Um motorista de aplicativo disse, em conversa com o Patos Hoje, que chegou à unidade com a irmã doente e aguarda atendimento desde às 05h00. Segundo ele, a irmã foi chamada apenas para a triagem e desde então esperam pelo atendimento médico.

Outra reclamação dos pacientes é que o sistema operacional da unidade de saúde ficou fora do ar durante toda a manhã, impossibilitando que as pessoas pudessem realizar seus cadastros e preencher suas fichas. Os pacientes reclamaram também da forma grosseira com que são tratados pelos trabalhadores do local, principalmente pela equipe de vigilância. Nós entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal que respondeu com a seguinte nota:

“A demora no atendimento pode se dever a vários fatores. Um deles é a triagem pelo Protocolo de Manchester, que organiza a fila de atendimento de acordo com as emergências e urgências. A UPA porte VIII atual é a mesma da Marabá, que só mudou de endereço para um local maior, mas bem equipado e mais apropriado. O prédio aonde era a antiga UPA Marabá hoje abriga outros serviços de saúde, a dizer Clínica de Reabilitação Totó Veloso, que em breve será transferida para o CER II, e está havendo reforma de outra parte para abrigar o CAPS.

Sobre a queda dos servidores, a Assessoria da Prefeitura disse que houve uma atualização do servidor do sistema Vivver. E que às 09h30 tudo já estava funcionando normalmente. Quanto aos relatos de grosseiria por parte dos funcionários, a assessoria disse que repassou a informação para o setor de RH e que será tomada as devidas providências.”