O Cemitério Municipal de Santa Cruz tem movimentação intensa desde as primeiras horas da manhã.

Como manda a tradição católica, o Dia de Finados é marcado por homenagens aos mortos nesta quinta-feira (02) em Patos de Minas. O Cemitério Municipal de Santa Cruz tem movimentação intensa desde as primeiras horas da manhã. Cerca de 8 mil pessoas são aguardadas ao longo do dia.

O Cemitério de Santa Cruz é o mais antigo da cidade. A construção é de junho de 1911 e guarda 35.552 pessoas sepultadas em mais de 7 mil túmulos. Todos os anos, no Dia de Finados, parentes e amigos percorrem o lugar relembrando momentos vividos com aqueles que já se foram.

Tem também aqueles que aproveitam a data para aumentar a renda. Vendedores de flores passam o dia oferecendo arranjos de todas as cores e tamanhos. Outros oferecem velas que também são usadas para homenagear os mortos. O Dispensário São Vicente Paulo repete o gesto de coletar donativos para a caridade.

O Cemitério no Dia de Finados é lugar também de reencontrar os amigos e descobrir histórias que impressionam, como a do senhor Abel Amâncio. Ele herdou uma colmeia de abelhas Jatai. Com a morte em 1996 as abelhas sumiram e curiosamente apareceram no túmulo do senhor Abel e lá permanecem há mais de 20 anos.