349669 2216 Ok
Publicado em 09/03/2017
Compartilhe:

Patense constrói um potente telescópio utilizando materiais recicláveis no projeto

Gilberto explicou que o telescópio refletor é constituído de um espelho côncavo que projeta a imagem captada do céu em um segundo espelho.

O patense Gilberto de Melo gastou 2 meses para construir o telescópio.

Depois de dois meses de trabalho, o patense Gilberto de Melo concluiu a construção de um telescópio caseiro. Ele explica que é um modelo simples, conhecido como telescópio Newtoniano, mas que a abertura de 180 mm do telescópio é o que proporciona uma melhor captação de luz dando mais nitidez às imagens.

O patense disse que, embora os telescópios sejam objetos que ainda despertem a curiosidade das pessoas, trata-se de um legado antigo, deixado pelos cientistas desde o início do século XVII. O modelo construído é um telescópio refletor, uma criação de Isaac Newton para corrigir um efeito indesejado conhecido como aberração cromática, comum em outro tipo de telescópio (refrator). Gilberto explicou que o telescópio refletor é constituído de um espelho côncavo que projeta a imagem captada do céu em um segundo espelho e daí tem-se a imagem aumentada através de uma lente denominada ocular.

O aparelho teve sua inauguração numa noite de observação em uma entidade pública que atua no acompanhamento de pessoas em tratamento da dependência de álcool e outras drogas.

 A abóboda celeste contribuiu para a inauguração do telescópio. Mesmo estando no período das chuvas o céu apresentou-se aberto e com boa visibilidade, possibilitando observar e fotografar alguns astros.

Assim como em outros trabalhos desenvolvidos por Gilberto, este teve como objetivo a busca pela democratização do conhecimento e o despertar para os estudos como uma nova experiência de vida. Ele explica que aborda experimentos curiosos com o intuito de mobilizar pessoas egressas dos estudos a voltarem às salas de aula, apresentando-lhes uma forma curiosa e interessante de aprendizado: a ciência. Ele acredita que os estudos podem mudar a vida das pessoas e consequentemente mudar nosso país.

Gilberto é Especialista em Políticas e Gestão de Saúde no Estado de Minas, atua também na Rede de Saúde Mental (álcool e outras drogas) do Município de Patrocínio-MG, é Piloto Privado de avião e astrônomo amador.

Imagens atualizado em 09/03/2017 • 5 fotos

Autora: Juliana Dumont

Clínica Impar - Início: 21-08-17
Postado em 09/03/2017
Compartilhe:

9 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Soldado 155 | 8 meses, 1 semana atrás

    Parabéns soldado , que Deus te abençoe , tudo de bom para você , montanha soldado !!!!

    1 2 Responder

  • Pirilampo | 8 meses, 1 semana atrás

    A ciência sempre foi o carro chefe em qualquer nação para atingir: saúde, educação e melhor condição econômica e social. Bobagem dizer que ciência não serve pra nada, que não devemos investir em conhecimento. Isso que é atraso, estamos onde estamos por causa de pessoas que pensam assim, O Brasil devia ser uma das maiores potências economias do mundo, mas pensou só em futebol e olimpíadas, além de servir para desvios incomensuráveis de verba, não trouxeram nada a mais para nossa sociedade. Já a educação e a ciência trazem melhorias significativas em todas as áreas. Mas que político deseja isso? É melhor manter um bando de mortos de fome que só querem o "almoço" do que pessoas intelectuais que não são enganadas facilmente por presentes ou "agrados". SIM PARA A CIÊNCIA, PARA A EDUCAÇÃO, PARA A PESQUISA, PARA O ENSINO, PARA ASTRONOMIA... SÓ COM MENTES ABERTAS O BRASIL VAI COMEÇAR A ANDAR PRA FRENTE DE VERDADE.

    8 0 Responder

  • mao branca | 8 meses, 1 semana atrás

    Quem quiser ver o São Jorge dentro da "luma" está é a hora. :star: :star:

    6 0 Responder

  • NÚBIA | 8 meses, 1 semana atrás

    PARABÉNS MOÇO!!!! Q TRABALHO INCRÍVEL!!! PARABÉNS, GOSTARIA DE OLHAR TAMBÉM!!! ABS AMEI!!! :kissing_heart:

    5 0 Responder

  • simone | 8 meses, 1 semana atrás

    As arvores dos lados tambem tem artes do Gilberto ou da natureza JESUS E NOSSA SENHORA,OBSERVARAM???

    2 1 Responder

  • De que mesmo precisamos ? | 8 meses, 1 semana atrás

    Precisamos hoje é de comida e água para o futuro, eu não quero saber muito do espaço , das estrelas , das luas e planetas, Porque ? por que não se sabe como o bicho homem se comportará na terra, e ficamos encantamos do nada com esses telescópios para varrer espaço, enquanto aqui na terra tem violência, fome , desemprego, político corrupto e ladrão, Quero saber nada de espaço. Os maiores problemas da humanidade estão na terra, problemas de relacionamento entre povos e o problema ambiental que sobrevém fome e catástrofes, nada contra ao inventor, mas devemos valorizar mesmo é como seremos no futuro, se teremos água, comida e como será as relações entre os seres humanos. Me respondam se a geração humana será externinada por nós mesmos ?

    2 18 Responder

    Rafael - 8 meses, 1 semana atrás

    Sim com certeza, mas creio que mais educação e mais conhecimento pode melhorar a vida desses jovens que já estão se perdendo no mundo da criminalidade.

    4 0

    SAGAN - 8 meses, 1 semana atrás

    Se você continuar pensando assim vamos ser extintos por pessoas assim... O conhecimento assusta os ignorantes. Bora estudar antes de falar besteiras.

    6 0

  • o bao | 8 meses, 1 semana atrás

    olha traz esse projeto para patos ,ali no coreto com certeza estarei la pois adoro o espaço ainda mais visto em uma maquina dessa ,parabéns :clap: :clap: :clap: :clap:

    9 2 Responder

  • Galileu | 8 meses, 1 semana atrás

    É isso aí, as pessoas deveriam estar expressando mais as suas ideias como esse rapaz. Até que enfim, uma reportagem que não mostra um delinquente aqui em Patos cometendo algum tipo de crime. Sejam bem vindas as boas ideias dos cidadãos de bem e mente sadia!

    22 0 Responder

  • Ciça | 8 meses, 1 semana atrás

    A matéria está incompleta, disse que o telescópio foi feito de materiais recicláveis, mas não citou quais foram os materiais utilizados. Esse telescópio tá parecendo que foi comprado de algum lugar. Detalhem mais o projeto para não gerar dúvidas.

    10 7 Responder

    SondaJuno - 8 meses, 1 semana atrás

    Ciça, a construção foi acompanhada pelo grupo de whatsapp Astronomos do Brasil, com postagens ao longo da construção. Um telescópio assim é simples de ser construído, aliás foi construído por Newton no século XVII, nada demais, a não ser o capricho com que foi confeccionado.

    14 2

    Ciça - 8 meses, 1 semana atrás

    SondaJuno, obrigada pelo esclarecimento. Sou engenheira ambiental e astrônoma amadora aqui de Patrocínio, por isso quis maiores informações sobre a confecção do telescópio.

    10 2

    ASTRONOMO PATENSE - 8 meses, 1 semana atrás

    CIÇA, acho que estamos achando ue nessa região não há astrônomos, eu também como o Gilberto da reportagem tenho essa admiração pela natureza do céu. Como é que não nos encontramos ainda? É a chance de um grupo de astronomia para nossa cidade e região. Quem tiver telescópio que se identifique!!!

    1 0

    SANSAO - 8 meses, 1 semana atrás

    NÃO TENHO TELESCÓPIO ... POREM GOSTARIA DE ENTRAR EM UM GRUPO AQUI DE PATOS QUE CURTE ASTRONOMIA PARA CONFECCIONAR UM PRA MIM E DISCUTIR SOBRE O ASSUNTO !!!! ADORO O ESPAÇO !!!

    0 0

  • Edinaldo | 8 meses, 1 semana atrás

    Gostei do hominho no pé de acerola.

    5 6 Responder

carregar mais comentários