Mocambo Patos de Minas. Imagem: Arquivo Patos Hoje

O Parque Municipal do Mocambo vai ganhar um Centro de Educação Ambiental. O assunto foi tema da reunião dos membros do Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia Patos), realizada virtualmente na manhã desta quarta-feira (21). Os participantes do encontro trataram de outros dez pontos relacionados a ações socioambientais no município de Patos de Minas.

A abertura oficial do encontro on-line foi feita pela presidente do Colmeia, Geize Soares Marques que também é diretora da Vigilância em Saúde. Ela frisou sobre o momento crítico que o Município está vivendo com o crescimento de casos confirmados e o aumento do número de óbitos causados pela Covid 19. Geize ressaltou que os órgãos ambientais devem dar exemplo e continuar as suas ações e projetos dentro das normas sanitárias e medidas de biossegurança, sem interromper os seus objetivos e metas.

Durante a reunião foi informado pelo setor de engenharia civil da Companhia de Saneamento de Minas Gerais que as obras de construção do Centro de Educação Ambiental (CEAM) em área interna do Parque Municipal do Mocambo, estão previstas para serem iniciadas no dia 3 de novembro, pela nova empreiteira a HBA Engenharia da cidade de Frutal - MG, que substituiu a primeira empresa responsável pelas edificações do projeto que teve o contrato suspenso por descumprir o cronograma previsto no projeto.

O vice-presidente do Colmeia Patos, Civuca Costa, apresentou oficialmente as atribuições das 6 comissões que compõem a Câmara Técnica de acompanhamento, monitoramento, fiscalização e aprovação, conforme projetos de engenharia arquitetônica, engenharia elétrica e hidráulica e de logística administrativa, das obras de construção do Centro de Educação Ambiental - CEAM Mocambo. A área escolhida e aprovada pelo Colmeia que irá ganhar o prédio do CEAM será no terreno onde funcionou antigamente o mini-zoológico no Parque Municipal.

Durante os informes de interesse socioambiental também foi ventilado o assunto relacionado ao projeto Café com Bordado que está sendo realizado de forma não presencial, mas não parou suas ações. "As bordadeiras continuam trabalhando a todo vapor só que cada uma em suas residências, fazendo trabalho de arte e artesanato conforme as orientações do programa. As mulheres envolvidas no Café com Bordado irão homenagear o Colmeia com desenhos alusivos aos mananciais e nascentes presentes na região onde moram", destacou Geize Soares, durante a reunião.

O assunto da falta d'água ocorrida na parte alta de Patos de Minas há poucos dias também foi abordado pelos presentes. O representante da Emater, Henrique Queiroz Borges questionou ao vice-presidente do Colmeia, Civuca Costa, sobre a sua sugestão para que o Município e a Copasa busquem formas alternativas de garantir a segurança hídrica em Patos de Minas. Henrique Borges perguntou ao conselheiro do Cima e Codema se existe algum projeto pronto para tais intervenções.

O gestor ambiental Civuca Costa respondeu que a sua proposição protocolada em 2014 a órgãos responsáveis pelo fornecimento de água e agora reiterada pelo momento de falta d'água, foi mesmo provocar ao Município e à empresa pela distribuição de água, a realização de estudos técnicos para a elaboração de projeto de engenharia com georreferenciamento para estudos de impacto ambiental e viabilidade técnica da construção de reservatório ou reservatórios com a captação hídrica fora da calha do rio Paranaíba. E, citou, como exemplo a área do Córrego Limoeiro que poderá abastecer toda a região alta de Patos de Minas.

Ao final da reunião ficou também aprovado pelo Coletivo a oficialização de documento que será encaminhado ao Chefe do Executivo Municipal para dar posse aos membros do Conselho Municipal de Controle Social de Saneamento Básico. Os integrantes do COMSAB foram nomeados pelo Prefeito de Patos de Minas pela Portaria nº 4356 de 21 de janeiro de 2020, mas até o momento não foi dada a posse dos conselheiros para que os mesmos possam eleger a Diretoria Executiva e iniciar os trabalhos atribuídos no estatuto para o desenvolvimento dos serviços de saneamento básico no Município.