Servidores municipais que farão o recolhimento de sofás, geladeiras, televisões, camas, cadeiras, entre outros móveis.

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, irá lançar, no dia 1º de fevereiro, o Cata-Treco. O serviço tem como objetivo evitar que móveis e eletrodomésticos descartados pela população fiquem jogados nos passeios, ruas e praças da cidade.

O serviço, implantado em diversas cidades e até mesmo em capitais do país, disponibilizará um caminhão e dois servidores municipais que farão o recolhimento de sofás, geladeiras, televisões, camas, cadeiras, entre outros móveis. Os materiais serão destinados conforme seu tipo.

Além de tornar a cidade mais limpa e agradável, o serviço pretende reduzir os locais de foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

As pessoas que precisarem do serviço para retirar objetos dos passeios, ruas, praças e terrenos baldios podem acionar o Disque Cidade Limpa 0800 34 7477. De acordo com o Prefeito José Eustáquio, móveis de madeira e tecido, como sofás, por exemplo, serão incinerados. Já os eletroeletrônicos, como computadores, televisores e geladeiras serão armazenados e posteriormente coletados por uma empresa de reciclagem de Betim/MG.

José Eustáquio também pediu o apoio da população para que não jogue os móveis, eletrodomésticos, entre outros objetos com volumes maiores, em terrenos baldios ou ruas da cidade e que recorram ao Cata-treco para poder manter a cidade limpa e sem risco de ter criadouros do mosquito da dengue.

Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Patos de Minas