Palacete suntuoso no Centro de Patos de Minas é tombado como Patrimônio Histórico

Concluída em 1921, a Casa foi edificada pelo “afamado construtor português Augusto da Silva Barão”, como afirma a historiadora Dra. Rosa Maria Ferreira.

publicado em 09/04/2019,


O Palacete pertence ao Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Elhon Cruvinel. 

Um dos edifícios mais belos e suntuosos de Patos de Minas foi Tombado como Patrimônio Histórico e Cultural, passando a compor o rol de bens protegidos do Município, conforme legislação vigente.

Concluída em 1921, a Casa foi edificada pelo “afamado construtor português Augusto da Silva Barão”, como afirma a historiadora Dra. Rosa Maria Ferreira. A residência era destinada ao Doutor Itagyba Augusto da Silva, fazendeiro e segundo advogado da cidade, sua esposa Anna Alves da Silva (Nelita) e seu filho Antônio.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Actual Hospital - Especial Notícias

O Palacete, como também é conhecido, foi uma das primeiras construções feitas com tijolos na cidade. De estilo eclético, possui rica ornamentação interna e externa. O imóvel foi adquirido recentemente pelo empresário Elhon Cruvinel Borges, que solicitou ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc) análise de viabilidade para tombamento.

De acordo com o Diretor de Memória e Patrimônio Cultural, Geenes Alves, após decisão favorável do Conselho, o tombamento foi homologado pelo Chefe do Executivo, por meio do Decreto nº 4.609, de 13 de março de 2019, tornando-se o 21º Tombamento Municipal, além dos Registros do Patrimônio Imaterial, a saber: Folias de Reis e Feitio da Pamonha.

Filho do poderoso Te. Cel. Augusto Ferreira Da Silva, cuja patente é herança do período republicano brasileiro, Doutor Itagyba também ficou conhecido por apreciar as modernidades de seu tempo. É quase certo que foi ele o proprietário da primeira linha telefônica de Patos de Minas.

O Tombamento faz jus, afinal, sua beleza encanta qualquer olhar despercebido que passa pelas praças Dom Eduardo e Getúlio Vargas. Também é notório o reconhecimento social, sobretudo de técnicos especialistas, de sua relevância artística, histórica e cultural para Patos de Minas, razão pela qual o Conselho decidiu pelo Tombamento.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas 

Imagens atualizado em 09/04/2019 • 3 fotos

Postado em 09/04/2019
Compartilhe:

87 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Admiradora | 4 meses, 2 semanas atrás

    Paranbes cidade sem memória se torna vazia Avenida Getúlio Vargas tem muitas memórias de famílias tradicionais q estão sendo devastada pela construção estilos Dubai com isto ficando perdida nas histórias não sou Patense nas já admiriel muito esta linda Patos que já não mesmo a linda cidade com história pra contar

    24 9 Responder

  • flor de liz | 4 meses, 2 semanas atrás

    Sem dúvidas é um belo Palacete mesmo. Poderiam ter fotografado o interior dele; adoraria ver como é por dentro. Tomara que o proprietário faça uma restauração nele e quem sabe abra a visitação...

    23 0 Responder

  • Luis | 4 meses, 2 semanas atrás

    Pessoal, leiam a noticia. O proprietário pediu o tombamento.

    21 3 Responder

    Agroolo - 4 meses, 2 semanas atrás

    O dono e rico' e nao quer gastar dinheiro para manter o predio preservado ' entao o dinheiro público dos coitados que paga imposto e que vai pagar para manter essa coisa em pé ' e a upa faltando de tudo' entrando ate enchorrada lá ' isso e uma vergonha' ruas escuracadas' ceias de lixos' altos indices de dengue' só cegos não vê isso. Creedo.

    4 1

  • Santa ignorância! | 4 meses, 2 semanas atrás

    TOMBAMENTO é um ato administrativo realizado pelo poder público com o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

    20 9 Responder

  • Ricardo | 4 meses, 2 semanas atrás

    Joga isto no chao e faz um predio de luxo e fica mais bonito,esta coisa horrorosa .gasta dinheiro com isto ,se nao tem dinheiro nem para os buracos.

    19 31 Responder

    Professor - 4 meses, 2 semanas atrás

    Larga mão de ser..., Ricardo????????

    2 4

    Viva e deixe viver - 4 meses, 2 semanas atrás

    Ser pobre não é defeito , mas não ter cultura é horrível... fala de coisa velha como se nunca fosse envelher... deixe que qdo vc envelher seja jogado num canto qualquer. Mané

    3 5

  • ISMAEL BSB | 4 meses, 2 semanas atrás

    Parabéns a Administração Municipal pelo tombamento dessa edificação, pois sem dúvida é uma das mais belas casas já construídas em nossa cidade, portanto, tem que ser preservada!!!

    19 9 Responder

    Agroolo - 4 meses, 2 semanas atrás

    Ficamos olhos abertos ' mas nao enxergamos o caos social ' na area da saude' esse rico que comprou que fique com as despesas de IPTU e reforma , agora e o povo que tem que pagar ? Coisa horrorosa.

    1 4

  • José Edoson da Silva | 4 meses, 2 semanas atrás

    Onde está a maracutáia a lavagem de dinheiro esse imóvel já era tombado pelo patrimônio histórico da cidade No Governo do Pedro Lucas a Prefeitura comprou esse Imóvel e lembro até hoje a justificativa : como a prefeitura iria pagar por um Imóvel que não poderia ser alterado e não tinha tanto intersse ? veja o que fioi justificado só o terreno que tem do lado debaixo da casa vale valor x que foi pago...Agora o Cruvinel comprou de quem da Prefeitura ? tem treta aí ...

    19 0 Responder

  • KEYNNE | 4 meses, 2 semanas atrás

    Conheço várias casas de fazendas da região que também mereciam serem tombadas, é indescritível a beleza das fachadas, os estilos em que foram construídas, aqueles assoalhos de tábuas de madeira e escadas. Tinham que darem uma volta pela região para verem e avaliarem, antes que algum proprietário futurista resolva acabar com tudo.

    16 1 Responder

  • Foi tombado | 4 meses, 2 semanas atrás

    mas esta inteirinho,continua em pé. Ninguem tombou não :bank: :bank:

    15 17 Responder

    olho morto - 4 meses, 2 semanas atrás

    @olho vivo...na sua frase não há crase.

    0 15

    P olho morto - 4 meses, 2 semanas atrás

    Voce sabe o que é uma mandioca? Se souber voce passa manteiga nela e.................

    3 0

  • Izy | 4 meses, 2 semanas atrás

    Amo olhar este Palacete! Parabéns pelo tombamento, demorou. Me doii ver que a geração de hoje não se interessem pela nossa história.

    15 3 Responder

  • Cacilda | 4 meses, 2 semanas atrás

    Lindíssimo estilo barroco , pena que vários outros imoveis ,inclusive da Art Déco foram destruídos pela ignorância dos administradores de Patos .

    14 8 Responder

  • russonow | 4 meses, 2 semanas atrás

    Pois e interessante mas tem perguntar se o atual proprietário foi indenizado pelo tombamento essa e a questão, querem tombar imoveis dentro da cidade louvável a atitude mas tem indenizar as famílias antes de fazer essa tombação que o município adquira os imóvel e faz uso como quiser fica aqui a dica.

    13 12 Responder

    Marco Aurelio - 4 meses, 2 semanas atrás

    Esse comentário demonstra a preguiça que o povo brasileiro tem de ler a reportagem... Lê só a manchete e imagina o resto!!!!!

    16 5

    Sabichão - 4 meses, 2 semanas atrás

    Você opinou sem ler. Foi o próprio dono que pediu o tombamento. Esse tem dinheiro. Pra ele está bom.

    11 4

    Leitura faz bem - 4 meses, 2 semanas atrás

    Leu a matéria ou apenas o título?? Quem requereu o tombamento foi o proprietário.

    13 3

    [email protected] - 4 meses, 2 semanas atrás

    Pois foi o atual proprietário quem deu entrada no processo de tombamento. Leia a matéria.

    11 3

    Euzinha - 4 meses, 2 semanas atrás

    Lê a reportagem. O próprio proprietário solicitou o tombamento. Afff.

    10 3

    Curió - 4 meses, 2 semanas atrás

    Vc leu a reportagem??? Foi o proprietário que requereu o tombamento. Não fale bobagem.

    9 3

  • Estutande | 4 meses, 2 semanas atrás

    Daqui uns dias vai ser apenas entulhos no chão. Bem como está cidade que como a cada dia que passa está se desfazendo com tantos buracos.

    13 11 Responder

  • Playboy 4 meses, 2 semanas atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

  • vaquim | 4 meses, 2 semanas atrás

    que lastima para os donos, deviam ter derrubado a tempo. Agora ja era. Perderam um belo terreno para esses psicopatas do tempo.

    12 28 Responder

  • Questão de prioridades | 4 meses, 2 semanas atrás

    É daí? A gasolina vai baixar, o desemprego vai diminuir....?

    12 16 Responder

  • A Colega | 4 meses, 2 semanas atrás

    Notícia maravilhosa! Não podemos perder a memória histórica da nossa cidade. Parabéns ao proprietário! :clap: O palacete é aberto à visitação?

    12 2 Responder

    Maria José - 4 meses, 2 semanas atrás

    Parabéns! Deveria fazer ali um acervo cultural e abrir ao público para visitação a um valor acessível apenas para manter as despesas.

    1 0

  • Betão | 4 meses, 2 semanas atrás

    Uau. Esse tombamento vai mudar minha vida...

    11 26 Responder

  • Jogador | 4 meses, 2 semanas atrás

    SUNTUOSO uau!! ... :smirk:

    11 4 Responder

  • Sabichão | 4 meses, 2 semanas atrás

    Não tenho nenhum apreço a estas construções antigas. Por mim seria demolição na certa. Ergueria um belo prédio de apartamentos contemporâneos, amplos, belas varandas e sacadas.

    9 20 Responder

  • gargamel | 4 meses, 2 semanas atrás

    tombado é quando cai? um carro tombado é um carro caido!

    9 16 Responder

    BORA ESTUDAR! - 4 meses, 2 semanas atrás

    É por isso que o Brasil é a pocilga que é. Um bando de gente ignorante que não consegue sequer reconhecer a importância dos bens patrimoniais e isso não é questão econômica não, faltou foi escola e educação nesse sujeito.

    2 2

  • Arlindo | 4 meses, 2 semanas atrás

    Parabéns a Administração Municipal e ao proprietário do imóvel que pediu o tombamento do imóvel! Um obra de arte, tem que ser preservado. Inclusive, tem um filho do Augusto Barão que mora em Patos de Minas, Senhor Gilberto Barão ali da Rua Silva Guerra e haja visto uma família bem conhecida na cidade. Parabéns!

    9 10 Responder

    Elmiro - 4 meses, 2 semanas atrás

    Muito conhecida? Piada. Quem é mesmo?

    3 3

    ???? - 4 meses, 2 semanas atrás

    Pai de Quem??? sei que e não

    1 2

  • Serrotinho | 4 meses, 2 semanas atrás

    Rico sempre gostou de igreja e padre e bispo sempre gostaram de rico. Por isso, ficam pertinhos. Será por quê? A coisa que bispo e padre mais gostam é jantar na casa de rico.

    8 6 Responder

  • Leiam a matéria novamente | 4 meses, 2 semanas atrás

    O que é tombamento e quais são as suas conseqüências? A palavra tombamento, tem origem portuguesa e significa fazer um registro do patrimônio de alguém em livros específicos num órgão de Estado que cumpre tal função. Ou seja, utilizamos a palavra no sentido de registrar algo que é de valor para uma comunidade protegendo-o por meio de legislação específica. Atualmente, o tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público (SEEC/CPC) com o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. São os seguintes os livros do tombo da SEEC/CPC: Livro nº 1 do tombo arqueológico, etnográfico e paisagístico. Livro nº 2 do tombo histórico; Livro nº 3 do tombo das belas artes; Livro do tombo das artes aplicadas. Portanto, o tombamento visa preservar referenciais, marcas e marcos da vida de uma sociedade e de cada uma de suas dimensões interativas. Portanto ninguém vai "TOMBAR" ou demolir e sim preservar sob uma lei o patrimônio que agora é histórico.

    8 3 Responder

  • seuze 4 meses, 2 semanas atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Janjão - 4 meses, 2 semanas atrás

    Seuse. Pelo comentário garanto que nem sabe o que significa Museu. Larga o celular e volta pra escola...

    4 2

    Viva e deixe viver - 4 meses, 2 semanas atrás

    Daqui alguns anos vc tbm irá virar um museu... pior museu sem cultura.kkkkkkk

    4 2

  • Botafogo da prefeitura | 4 meses, 2 semanas atrás

    Isso é jogada. Daqui uns dias o proprietário derruba na calada da noite ou o imóvel aparece queimado.

    7 7 Responder

  • Wander | 4 meses, 2 semanas atrás

    TOMBAR PATRIMÔNIO É UM PREJUIZO PARA O POVO QUE VAI PAGAR AS CONTAS DAS REFORMAS. A MAIORIA OS DONOS NA CALADA DA NOITE VÃO DERRUBAR. ESSE AÍ NÃO SEI SE VÃO FAZER ISSO. MAS É CUSTO PARA O POVO.

    6 7 Responder

    antonio - 4 meses, 2 semanas atrás

    Não foi esse palacete que a prefeitura comprou à pouco tempo, se foi pode ter ai indicio de maracutaia.... como o proprietário não poderia fazer nada com ele se fosse tombado vem a prefeitura e compra antes

    4 1

  • Wander | 4 meses, 2 semanas atrás

    ISSO AÍ É CUSTO PARA O MUNICÍPIO. SOU CONTRA ISSO.

    6 4 Responder

  • Mão branca | 4 meses, 2 semanas atrás

    para concluir o tombamento falta uma pá carregadeira com um bom operador.

    6 4 Responder

  • Ó dúvida cruel | 4 meses, 2 semanas atrás

    Lendo os comentários só fiquei pensando em quantos dos que criticam tombar uma construção histórica ficaram chorando, revoltados e em "luto" pelo incêndio do museu histórico nacional no Rio de Janeiro. ????

    6 3 Responder

carregar mais comentários