Palacete suntuoso no Centro de Patos de Minas é tombado como Patrimônio Histórico

Concluída em 1921, a Casa foi edificada pelo “afamado construtor português Augusto da Silva Barão”, como afirma a historiadora Dra. Rosa Maria Ferreira.

publicado em 09/04/2019,


O Palacete pertence ao Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Elhon Cruvinel. 

Um dos edifícios mais belos e suntuosos de Patos de Minas foi Tombado como Patrimônio Histórico e Cultural, passando a compor o rol de bens protegidos do Município, conforme legislação vigente.

Concluída em 1921, a Casa foi edificada pelo “afamado construtor português Augusto da Silva Barão”, como afirma a historiadora Dra. Rosa Maria Ferreira. A residência era destinada ao Doutor Itagyba Augusto da Silva, fazendeiro e segundo advogado da cidade, sua esposa Anna Alves da Silva (Nelita) e seu filho Antônio.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

O Palacete, como também é conhecido, foi uma das primeiras construções feitas com tijolos na cidade. De estilo eclético, possui rica ornamentação interna e externa. O imóvel foi adquirido recentemente pelo empresário Elhon Cruvinel Borges, que solicitou ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc) análise de viabilidade para tombamento.

De acordo com o Diretor de Memória e Patrimônio Cultural, Geenes Alves, após decisão favorável do Conselho, o tombamento foi homologado pelo Chefe do Executivo, por meio do Decreto nº 4.609, de 13 de março de 2019, tornando-se o 21º Tombamento Municipal, além dos Registros do Patrimônio Imaterial, a saber: Folias de Reis e Feitio da Pamonha.

Filho do poderoso Te. Cel. Augusto Ferreira Da Silva, cuja patente é herança do período republicano brasileiro, Doutor Itagyba também ficou conhecido por apreciar as modernidades de seu tempo. É quase certo que foi ele o proprietário da primeira linha telefônica de Patos de Minas.

O Tombamento faz jus, afinal, sua beleza encanta qualquer olhar despercebido que passa pelas praças Dom Eduardo e Getúlio Vargas. Também é notório o reconhecimento social, sobretudo de técnicos especialistas, de sua relevância artística, histórica e cultural para Patos de Minas, razão pela qual o Conselho decidiu pelo Tombamento.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas 

Imagens atualizado em 09/04/2019 • 3 fotos

Postado em 09/04/2019
Compartilhe:

87 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Baratu Baratu :hammer: :hammer: | 5 meses atrás

    O Pedro Lucas vendeu esse imóvel, que pertencia à prefeitura, a preço de banana para o dono atual. Só o lote ao lado do imóvel, que o acompanhou na venda, vale o dobro do que foi pago pelo total da área. Mesmo tombado, ainda está ganhando uma fortuna. Além do mais, sabia que ia ser tombado. :back: :back: :back:

    0 0 Responder

  • Ademar caixeta | 5 meses atrás

    parabens pelo tombamento ,sempre foi meu sonho de consumo. belo palacete.

    0 1 Responder

  • Palpiteiro Patureba | 5 meses, 1 semana atrás

    Apagaru minha poprosta, acabaru qui vai tomba o prediu, nun valorizaru meu cheveti e hoji me robaru o estrepi dele. com isso o prediu fica xão, mel cheveti cem penel e meus oito miu na caicha redenu. ano qui ven vai ter ums oito miu e kientus se o prediu tiver de pe eu compru. esse saiti ta cum pobrema porke tudo que eu escrevu fika uns tracin vermei im baixu .

    2 4 Responder

  • Candango | 5 meses, 1 semana atrás

    A riqueza do patrimônio histórico de Patos de Minas realmente lembra cidades como Ouro Preto, Diamantina, Sabará, São João del Rei... É muito rico mesmo. Parabéns, autoridades de Patos de Minas!

    4 5 Responder

    Ouro preto, Congonhas , etc... - 5 meses, 1 semana atrás

    Coitadinho de vc. Que mundo vc vive.?

    0 4

  • jurado | 5 meses, 1 semana atrás

    isto deve ser mais mal assombrado que cementério

    5 5 Responder

  • kkkkk | 5 meses, 1 semana atrás

    Tal do patense kkkk pobres , metidos e burros .. Procurem saber o que significa tombamento .

    5 0 Responder

  • Rezadeira | 5 meses, 1 semana atrás

    Meu sonho era morar pertinho assim da igreja. Rezava dia e noite.

    5 1 Responder

    t - 5 meses, 1 semana atrás

    pra ver se DEUS perdoa ao menos 1% dos pecados ?principalmente os libertinos ?todo rezador acha que com reza paga os pecados . via cassar o que fazer .

    1 6

    se - 5 meses, 1 semana atrás

    Se erro de português fosse pecado, esses comentaristas do patos hoje estariam todos no inferno.

    1 1

  • Serrotinho | 5 meses, 1 semana atrás

    Rico sempre gostou de igreja e padre e bispo sempre gostaram de rico. Por isso, ficam pertinhos. Será por quê? A coisa que bispo e padre mais gostam é jantar na casa de rico.

    8 6 Responder

  • Izy | 5 meses, 1 semana atrás

    Amo olhar este Palacete! Parabéns pelo tombamento, demorou. Me doii ver que a geração de hoje não se interessem pela nossa história.

    15 3 Responder

  • Ouro preto, Congonhas , etc... | 5 meses, 1 semana atrás

    Kkkkkk

    3 4 Responder

carregar mais comentários