As flores de uma cor rosa bem intensa cobrem o piso cinza da praça e muda a paisagem da praça.

Uma das árvores preservadas na reforma da Praça Abner Afonso está mostrando que a preservação valeu a pena. A enorme Paineira Rosa está totalmente florida e a copa gigantesca tem colorido o centro da cidade. Lá em cima, a algazarra das maritacas ajuda a compor o espetáculo.

As flores de uma cor rosa bem intensa cobrem o piso cinza da praça e mudam a paisagem. É impossível passar pelo local e não se impressionar. Muita gente parou para apreciar e fotografar o espetáculo proporcionado pela Paineira Rosa.

As paineiras podem chegar a 30 metros de altura. No passado, os frutos desta árvore tinham grande utilidade doméstica. Quem nunca ouviu falar nos travesseiros preenchidos de painas, uma fibra fina retirada do fruto da paineira. Por causa do crescimento rápido, as Paineiras também são utilizadas na recuperação de áreas degradadas.

Na Praça Abner Afonso, além de embelezar, a Paineira Rosa tem oferecido sombra aos moradores e abrigo para dezenas de aves. Nesta época de floração, a árvore proporciona um belo espetáculo.

Autor: Maurício Rocha