Pacientes usaram a Tribuna Livre da Câmara Municipal e pediram socorro.

Pacientes de hemodiálise do Hospital São Lucas compareceram nessa quinta-feira (28) na Câmara Municipal de Patos de Minas e comoveram os vereadores. Elas contaram todas as dificuldades que vêm enfrentando para continuar sobrevivendo. O vereador João Bosco de Castro Borges fez uma defesa emocionante e um ofício será encaminhado para todas as autoridades do município para que seja tomada alguma providência urgente.

As pacientes Luciene, Márcia e Angélica usaram a Tribuna Livre da Câmara Municipal e pediram socorro. Elas chegaram a clamar por piedade e citaram situações que beiram ao absurdo. Não há balança adequada para pesar os pacientes, faltam materiais e os funcionários estão sobrecarregados e com pouca vontade de trabalhar por falta de pagamento. As máquinas estão sucateadas. “Elas são nossos rins. Deixo de comer para não morrer. Chupo gelo para não beber água”, contaram. As pacientes chegaram a dizer que ratos foram mortos na sala de espera.

Falta higiene, móveis estão com muita ferrugem e as máquinas estragam constantemente, o que muitas vezes não permite que os pacientes realizem os procedimentos de forma adequada. “A água é muito importante. Se houver contaminação, morrem os 210 pacientes de hemodiálise”, ressaltaram. Um vídeo foi mostrado para os vereadores com todos os problemas apresentados. “Tudo está muito sujo. Há mofo. 210 pessoas à deriva. É um pedido de socorro mesmo. Não é engraçado”, destacaram as pacientes que, além disso, são também muito carentes.

Após os discursos comoventes, os vereadores não pouparam críticas à administração do Hospital São Lucas e cobraram providências urgentes. O vereador João Bosco de Castro Borges- Bosquinho- fez uma defesa emocionante. Ele voltou a direcionar duras críticas ao político e empresário Ruy Muniz e cobrou de todas as autoridades de Patos de Minas medidas para solucionar os problemas do Hospital que recebe verbas do SUS. Uma comissão de vereadores foi formada e eles levarão um ofício a cada autoridade de Patos de Minas para que o problema seja realmente resolvido.

Em seu discurso, ele citou o problema da hemodiálise como gravíssimo. “A média de tratamento dos pacientes é de apenas 11 anos”, ressaltou. Indignado, ele voltou a fazer um discurso emocionante da situação. “Isso é questão de defender a vida. Que vexame de uma cidade do porte de Patos de Minas. Não pode deixar isso acontecer, para gente ficar sabendo e depois ficar lendo nota de falecimento aqui. Isso é um absurdo”, concluiu indignado.