Pacientes com fraturas aguardam há 18 dias por uma vaga em hospitais credenciados pelo SUS.

As pessoas que precisam da saúde pública em Patos de Minas têm recebido um tratamento digno de pena. Há espera por vários dias, eles denunciam a má prestação do serviço. Pacientes com fraturas que precisam de cirurgia já aguardam há 18 dias por uma vaga em hospitais credenciados pelo o SUS.

Mislene Soares Rosa, 37 anos, entrou em contato com o Patos Hoje e falou sobre seu drama. Ela está internada desde o dia 22 de dezembro na Upa do Jardim Peluzzo aguardando por uma vaga. Ela disse que caiu no trabalho e fraturou o pé em dois lugares. “Estou precisando de uma cirurgia, mas a vaga no Hospital Regional não sai. Está difícil”, ressaltou.

O caso de Mislene, que está precisando da cadeira de rodas para se locomover, é parecido com o de vários outros pacientes. Sofrendo com a situação, eles resolveram também mostrar como estão sofrendo. As pacientes Michele e Luciana, também com fraturas nos pés, são outras pacientes que aguardam uma vaga no Regional ou outro hospital credenciado ao SUS.

E, segundo Mislene, há casos ainda mais graves. Um paciente está com fratura na clavícula e pode ficar com sequelas irreversíveis. Eles destacaram que os funcionários da UPA têm feito o que podem. No entanto, a UPA não pode realizar os tratamentos. Eles pediram apoio para resolver a situação que está muito difícil.

Em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal que confirmou o problema. Segundo a coordenação da UPA, todos os 5 leitos de Urgência estão ocupados, assim como os 16 destinados à internação, mais 5 de pediatria e os 12 lugares da observação. Muitos casos de urgência e internação são de ortopedia e aguardam abertura de vagas em hospitais conveniados para transferência.

Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação do Hospital Regional para ter um posicionamento, mas até o fechamento desta reportagem não obtemos uma resposta.