O exame RT PCR na rede particular custa em torno de R$ 300,00.

A escassez de exames tem sido um problema desde o início da pandemia do novo coronavírus no país. Em Minas Gerais, a situação é ainda mais grave. O Estado é um dos que tem o menor percentual de testagem da população com média de 155 para cada 100 mil habitantes até a semana passada. Em Patos de Minas, pacientes da rede particular tem relatado dificuldades para fazer o exame RT PCR.

Nesta quinta-feira (25), dois pacientes entraram em contato com a redação do Patos Hoje reclamando da dificuldade para realizar o teste RT PCR para coronavírus. Um deles, que pediu anonimato, disse que não conseguiu sequer falar do telefone do laboratório que oferece os exames e precisou sair de casa, mesmo com todos os sintomas de coronavírus e ir até o local para fazer a marcação.

Outro paciente reclamou que estava com o exame agendado, mas que recebeu mensagem de última hora do laboratório desmarcando. Ele permanece isolado a espera de uma nova data. Esse tipo de exame tem confiabilidade de cerca de 99%, dependendo do momento em que é feita a coleta, mas são poucos os lugares que conseguem realizá-los.

O médico Maurício Rios informou que os exames são realizados fora de Patos de Minas e que o laboratório tem uma cota. Ele confirmou a grande demanda, que as vezes extrapola a cota e que, quando isso acontece é preciso aguardar. O exame RT PCR na rede particular custa em torno de R$ 300,00.