Os pacientes alegam que esta não foi a primeira vez que houve atraso no início das sessões.

Um atraso no início das sessões de hemodiálise na Unidade Nefrológica de Patos de Minas na manhã desta segunda-feira (03) desencadeou uma série de reclamações. Pacientes com problemas renais cobraram melhorias no serviço que é feito pelo SUS e que atende pacientes de diversas cidades da região.

Vans que trazem os pacientes das cidades vizinhas para fazer tratamento em Patos de Minas se acumulavam no pátio da unidade. O atraso teria sido provocado por um problema na bomba de água. O serviço de hemodiálise exige que a água usada nas máquinas seja de excelente qualidade. O problema foi resolvido, mas os pacientes aproveitaram para cobrar melhorias no serviço.

Os pacientes alegam que esta não foi a primeira vez que houve atraso no início das sessões. Como o número de pacientes atendidos em Patos de Minas é grande, para compensar os atrasos alguns pacientes permanecem menos tempo na máquina, comprometendo assim o tratamento.

Os pacientes também reclamaram que há muitas máquinas paradas por estarem estragadas e ainda de problemas no ar condicionado, o que estaria deixando o local de tratamento muito quente. Eles elogiaram o atendimento que é feito por médicos e enfermeiros e também o hospital, mas cobraram melhorias para tornar o tratamento mais eficaz e confortável.

A direção da unidade de nefrologia informou que o atraso no início das sessões foi mesmo provocado por um problema na bomba d’água que já foi resolvido. Os problemas no ar condicionado também já teriam sido solucionados. Com relação às máquinas, a direção do hospital informou que é comum ocorrer problemas no funcionamento das máquinas de hemodiálise, mas que existem equipamentos reservas.

Autor: Maurício Rocha