Aparecida Maria Nunes dos Santos, 58 anos está internada na UPA aguardando para trocar a válvula cardíaca.

A sobrinha de uma paciente da UPA do Jardim Peluzzo fez uma apelo na manhã desta quinta-feira (28). Adriana Consuelo informou que a tia precisa com muita urgência de trocar a válvula cardíaca, mas não vem conseguindo a vaga para o procedimento que deveria já ter sido feito em um hospital particular da cidade.

Adriana relatou que a tia, Aparecida Maria Nunes dos Santos, 58 anos, chegou a ficar internada na UPA por 12 dias. Os médicos a liberaram para voltar para casa. Aparecida ficou 4 dias na residência, mas a situação se complicou e a paciente sofreu um princípio de enfarto, tendo que retornar para a UPA.

Agora, segundo Adriana, ela está muito fraca, tendo crises de vômitos e precisa com muita urgência da troca da válvula cardíaca. “O caso dela é gravíssimo”, ressaltou. Ela fez um apelo para conseguir a realização do procedimento.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal enviou o seguinte comunicado: "A coordenação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Patos de Minas informa que Aparecida Maria Nunes dos Santos está na unidade desde o dia 22/12.  Através do SUS Fácil, tem se buscado a transferência da paciente para hospitais referências em cardiologias tanto na região quanto em Uberlândia. A primeira negativa do Hospital das Clínicas em Uberlândia teve a justificativa de que não haveria vagas disponíveis. No dia 25/12, o Hospital Vera Cruz se negou receber a paciente com a justificativa de que não tinha leito disponível. Houve nova tentativa no hospital de Patos de Minas, no dia 27/12, e novamente houve a negativa com a justificativa de que o serviço estaria suspenso temporariamente. Também houve nova tentativa em Uberlândia, no dia 27/12, porém, o hospital alegou que não tem leito disponível para receber a paciente na cardiologia.

A UPA continua tentando, através da regulação do SUS Fácil, a transferência da paciente, mas os hospitais alegam não ter leito disponível ou que o serviço está suspenso temporariamente. Enquanto isso, os profissionais da UPA dão o suporte necessário à vida de Aparecida Maria Nunes dos Santos."