Ela está internada há mais de duas semanas no Centro de Terapia Intensiva – CTI.

O caso é grave e o risco de morte é grande segundo a família, mas ainda assim, uma paciente vítima de infarto em Patos de Minas não está conseguindo vaga para fazer um exame de cateterismo. Ela está internada há mais de duas semanas no Centro de Terapia Intensiva – CTI do Hospital São Lucas aguardando um posicionamento do poder púbico.

Lourdes Maria da Silva foi levada para o Hospital após sofrer um infarto. O quadro foi considerado grave pelos médicos do Hospital São Lucas, que pediram um Cateterismo para detectar a obstrução de artérias. Como o exame só é realizado no Hospital Vera Cruz em Patos de Minas, a paciente foi levada para o CTI enquanto aguarda uma vaga.

Já se passaram duas semanas e Lourdes Maria continua internada na UTI à espera do procedimento. Os familiares estão preocupados com a situação. Eles temem que ela seja acometida por um novo infarto e o quadro se complique ainda mais, principalmente porque os batimentos cardíacos de Lourdes Maria estão muito altos, chegando a 230 por minuto.

O caso da Lourdes Maria já foi levado às autoridades do município e ao próprio prefeito José Eustáquio, segundo os familiares, mas nada foi feito até agora. Sem condições de pagar pelo tratamento em hospital particular, eles cobram um posicionamento das autoridades de saúde do município.

O secretario municipal de saúde, José Henrique, informou que vai tomar as providências. Ele disse que o Hospital Vera Cruz presta um serviço público e é obrigado a receber esse tipo de paciente e que vai procurar saber por qual motivo a pacientes Lourdes Maria ainda não foi atendida e está a tanto tempo aguardando.

O Hospital Vera Cruz enviou a redação do Patos Hoje, na tarde desta segunda-feira (11),  uma nota de esclarecimento sobre a situação de Lourdes Maria. Confira:

"Nota de esclarecimento

O Vera Cruz Hospital esclarece, que atende pacientes através de SUS mediante convênio com o Poder Público e é obrigada a seguir todos os termos deste convênio.

Considerando que o Vera Cruz Hospital atende pacientes do SUS em situações de alta complexidade em Cardiologia, em uma macro região com mais de 30 municípios, que atende mais de 700 mil vidas, com número de vagas limitadas pelo convênio, é impossível realizar todos os atendimentos de imediato.

Por isso, todos os dias, é feita uma classificação de risco nos pacientes, de modo a realizar uma triagem para atendimento conforme o grau de complexidade e de urgência de cada paciente, garantindo-se assim que todos possam ser atendidos em tempo compatível com sua condição de saúde.

Esclarece-se, ainda, que o quadro clínico da paciente Lurdes Maria da Silva não era o mais grave e urgente dentre os pacientes cadastrados no sistema SUS Fácil e por isso foi necessário priorizar o atendimento de outras pessoas em situação mais graves e urgente. Considerando que a paciente encontrava-se assistida em outro Hospital, em uma Unidade de Terapia Intensiva.

Considerando, ainda, que a Vera Cruz Hospital reafirma seu compromisso de atender com excelência todos os pacientes do SUS, foram envidados esforços e programada a transferência da paciente para a data de hoje, em observância a todos os protocolos médicos de classificação de risco para atendimento, as diretrizes do convênio com o SUS e a legislação vigente.

Patos de Minas, 11 de dezembro de 2017.

VERA CRUZ HOSPITAL."

Atualizada às 17h45.