O poste em que o ouriço subiu está na avenida Tancredo Neves, Bairro Paranaíba. ( Foto: Tô na Mídia CP )

A escalada de um ouriço-cacheiro em um poste de iluminação pública na cidade de Carmo do Paranaíba nesta terça-feira (08) mobilizou os moradores e diversos órgãos públicos. Para salvar o animal, uma operação foi montada, mas sem os equipamentos adequados, a Cemig preferiu desligar os disjuntores e esperá-lo descer.

De acordo com Ivan Magela, da Assessoria de Comunicação da CEMIG, a Polícia Militar Ambiental e os profissionais da empresa foram até o local para tentar fazer o resgate do ouriço. No entanto, pelas características do animal que possui espinhos que podem ferir os profissionais, não foi possível fazer o resgate.

Os profissionais da Cemig chegaram a fazer contato com o Corpo de Bombeiros de Patos de Minas para que uma guarnição fosse até o local e recolhesse o animal. No entanto, como as equipes estavam ocupadas, isso também não foi possível. O Patos Hoje conversou com os bombeiros que esclareceu o que será feito. O animal deve descer de madrugada.

Eles orientaram que o animal tem hábitos noturnos e por isso deve deixar o poste quando não houver movimento por perto. “Ele está acuado. Várias pessoas foram para o local e o animal ficou amedrontado. Quando perceber que não existe ameaça, ele deve descer. Se isso não acontecer, amanhã cedo (09), iremos resgatá-lo”, informaram.

Para que não haja risco nem para o animal, nem para a rede elétrica, os disjuntores foram desligados. Ivan Magela informou que, caso seja mesmo preciso fazer o resgate, uma equipe da empresa irá até o local e executará um plano de segurança para que não haja risco para os profissionais dos bombeiros.

O poste em que o ouriço subiu está na avenida Tancredo Neves, Bairro Paranaíba. Os moradores ficaram sem entender como o animal conseguiu chegar até o local. Esse pequeno animal tem o dorso coberto de espinhos longos e aguçados, de cor acastanhada e com bandas escuras nas extremidades.

Esses espinhos se destacam facilmente do corpo e são sua defesa. Quando algum animal tenta atacá-lo, acaba sendo ferido pelos espinhos que ficam soltos pelo dorso, contradizendo a crença de que o ouriço arremessa os espinhos. Seus predadores naturais são os texugos, os gatos selvagens, os cães, os lobos, as raposas e as doninhas. É considerado um arborícola, de hábitos essencialmente noturnos e solitários.