O médico José Luiz Nogueira, que é ortopedista especialista em ombros e cotovelos, falou sobre as dores nos ombros. Ele informou que dependendo do grau das lesões, elas podem ser tratadas com medicamento e fisioterapia.

O médico explicou que a região do ombro é uma área com irrigação sanguínea pobre e por isso as movimentações de rodar o braço, levantar o braço e colocar o braço nas costas podem acabar impactando os tendões, podendo levar a lesões e até a ruptura.

Ele explicou que a Síndrome do Manguito Rotador, como se dá o nome, é bastante comum. Ele também falou sobre as lesões causadas por traumas externos nos ombros. Em ambos os casos, dependendo do tamanho da lesão, é possível tratar com medicamento e fisioterapia.

No entanto, se as lesões nos tendões forem superior a 50%, o tratamento deve ser mesmo com cirurgia. Segundo o especialista, com o advento da artroscopia, o tempo de recuperação ficou bastante reduzido bem como os riscos inerentes à própria cirurgia. Ele orientou as pessoas consultarem um médico em caso de estar sentindo alguma dor.

Autor: Farley Rocha