Foi concluida a Operação Droga de Elite nessa terça-feira.

A Polícia Civil concluiu nessa terça-feira (19) a Operação Droga de Elite. Um jovem de 20 anos e uma jovem de 23 anos acabaram presos por ordens judiciais. Com a prisão, os policiais concluíram em Carmo do Paranaíba o inquérito principal das investigações que revelaram um esquema de tráfico de drogas de alto custo abrangendo toda a região, especialmente as cidades de Carmo do Paranaíba, Lagoa Formosa e Patos de Minas.

De acordo com o Delegado Regional, Luís Mauro Sampaio, desde seu início, em agosto de 2018, houve a formalização de quatro Autos de Prisão em Flagrante, sendo dois em Patos de Minas e dois em Carmo do Paranaíba. Foram apreendidos cerca de dois quilos de haxixe, resina extraída a partir da maconha, porções de maconha e Skank, variedade mais potente da maconha, 31 micropontos de LSD, um frasco de LSD líquido, cocaína, dimetiltriptamina (ayahuasca) e pscilocibina (cogumelos alucinógenos).

Ao todo, foram indiciadas 21 pessoas por tráfico de drogas e crimes relacionados, dentre as quais 14 permanecem presas preventivamente. Dentre os reclusos, estão dois produtores de haxixe, sendo que um deles adquiria maconha e extraía a resina em seu apartamento no centro de Carmo do Paranaíba, e outro que plantava maconha e a processava em uma fazenda em Lagoa Formosa. Outro deles adquiria grandes quantidades de drogas sintéticas, que eram recebidas através dos Correios, e as distribuía para outros investigados revenderem.

O delegado ressaltou que, embora o foco das investigações fosse o tráfico de drogas de alto custo, consumidas por pessoas de elevado poder aquisitivo, ficou demonstrado, através das associações entre os autores, o vínculo desse núcleo elitizado com o comércio de entorpecentes mais comuns nas periferias e em presídios, evidenciando que o dinheiro que financia o tráfico vem de vários setores da sociedade. Inclusive, alguns dos investigados têm passagens anteriores por posse ilegal de arma de fogo e por crimes violentos.

Considerando o inquérito principal e os flagrantes, participaram das investigações os Delegados Alex Miller Lima, Diego Moraes Guarnaschelli, Ricardo Lopes Maximiano de Oliveira, bem como o Excelentíssimo Delegado Regional de Patos de Minas, Dr. Luís Mauro Sampaio Pereira. A operação contou também com o apoio da Polícia Militar no cumprimento de mandados de prisão e utilização de cães farejadores da ROCCA. Um novo inquérito já foi instaurado para a investigação de desdobramentos dos fatos.