Foram encontrados vários trabalhadores rurais em condições degradantes de trabalho

A escravidão para muitos havia se extinguindo no Brasil, mas não é o que parece. Diversos trabalhadores foram encontrados em situação de fazer dó. Além de sofrerem com condições nada adequadas para um ser humano, ainda tinham que cumprir uma jornada exaustiva de trabalho.

De acordo com informações da PRF, Auditores do Ministério do Trabalho-MTB, juntamente com a Procuradoria Federal do trabalho e Polícia Rodoviária Federal PRF deflagraram nesta semana, do dia 16/07 ao 20/07, uma operação no combate do trabalho análogo ao escravo na região do Alto Paranaíba.

Foram encontrados vários trabalhadores rurais em condições degradantes de trabalho, jornada exaustiva, retenção de documentos, local insalubre, configurando assim, situação análoga a escravo.

Diante deste fato, a Força tarefa realizou o resgate de 21 trabalhadores, a grande maioria de origem nordestina, além de prestar todo apoio legal na garantia dos seus direitos. Após a regularização e quitação dos direitos trabalhistas, a grande maioria dos trabalhadores retornou para suas cidades de origem.

Apesar do êxito inicial da operação, a fiscalização continua em toda Região, sem data prevista para término.

De acordo com os agentes, várias fazendas foram fiscalizadas, mas o caso mais grave foi em uma fazenda no município de Serra do Salitre. Os nomes das fazendas e dos proprietários não foram divulgados.