Ao todo 7 veículos foram apreendidos.

A operação conjunta deflagrada nesse fim de semana entre PROCON, DEER-MG, PMMG e PRF terminou com 7 veículos apreendidos, sendo 5 vans e 2 ônibus. A Polícia Civil autuou os respectivos motoristas que foram conduzidos até a delegacia por exercício irregular de profissão.  Os veículos foram removidos ao pátio credenciado do Detran.

De acordo com o Inspetor Terceiro, os passageiros foram encaminhados a seu destino final por veículos regulares providenciados pelo DEER-MG em conjunto com os proprietários/condutores dos veículos. A operação iniciou-se às 08h00 de sexta feira (24) e foi até as 08h00 de domingo (26).

Os órgãos destacaram as consequências do transporte clandestino. “O número de acidentes envolvendo ônibus de transporte clandestino em Minas Gerias e no Brasil preocupa. E tem gerado muitas vítimas. Em outubro, um ônibus se acidentou em Serra do Salitre. O motorista perdeu o controle da direção e caiu em uma ribanceira deixando seis mortos e quarenta e sete passageiros feridos”, destacaram.

E houve mais acidentes graves. No início de novembro outro ônibus se acidentou, dessa vez em um trecho de serra da BR-381, em Brumadinho, na Grande BH. O resultado foram sete pessoas mortas e mais quarenta passageiros feridos. “Além dos acidentes com óbitos, esse ano tivemos também a prisão do motorista de um ônibus que estava com mandado de prisão em aberto em razão da prática do crime de tráfico de drogas. Era uma viagem de Montes Claros para Belo Horizonte”, informaram.

Estes foram alguns dos graves acidentes ocorridos por veículos de transporte clandestinos. “A PRF reconhece que existe transporte clandestino na BR 365 e tem consciência que os cidadãos de Patos de Minas já reclamaram da falta de fiscalização. Mas é necessário deixar claro que a fiscalização do transporte de passageiros é complexa e demanda uma atuação conjunta de vários órgãos”, ressaltou.