Nesta terça-feira (16) seis moradores de rua voltaram para suas casas em outras cidades.

A Polícia Militar realizou nesta terça-feira (16) mais uma fase da operação Choque de Ordem em Patos de Minas. Vários andarilhos receberam passagens gratuitas e foram encaminhados para suas cidades de origem. Desde o início do ano, mais de 300 pessoas que viviam nas ruas e praças da cidade foram levadas de volta para suas casas. A Polícia Militar comemora o balanço positivo da operação.

Nossa equipe de reportagem esteve no terminal rodoviário e conversou com o Capitão Ferreira sobre a operação Choque de Ordem e seus efeitos na capital do milho. De acordo com o policial, a Polícia Militar vem trabalhando diariamente para garantir a ordem social e uma vida mais digna para andarilhos e moradores de rua. “Esse trabalho visa muito o bem estar social, por isso nós tiramos essas pessoas das ruas e as encaminhamos para suas famílias, onde serão bem acolhidas e poderão viver melhor”.

O Edmilson de 36 anos é natural do Maranhão, mas mora em Rio Paranaíba. Ele vai se encontrar com a família na cidade e agradeceu aos militares pelo trabalho. O Manoel de 53 anos é natural do Paraná e conseguiu embarcar de volta para sua terra. Ainda segundo o Capitão Ferreira, a operação Choque de Ordem vem sendo motivo de orgulho para a Polícia Militar. “Foram mais de 300 pessoas encaminhadas para terra natal, só hoje foram 6 e com a ajuda da população continuaremos firmes no intuito de proporcionar uma vida mais digna para essas pessoas”.

Os andarilhos foram resgatados em diversos locais da cidade. Uns estavam dormindo em uma praça no Bairro Rosário, outros no entorno da rodoviária e alguns no centro da cidade.  O Capitão Ferreira disse ainda que operações como essa estão em conjunto com índices positivos levantados pela PM em Patos de Minas. “Houve uma redução de 50% dos crimes violentos na cidade, além da diminuição de 59% dos roubos e de 39% dos crimes de furto”. Segundo ele, neste primeiro trimestre também foram apreendidas 32 armas de fogo, sendo essas apreensões o principal foco da Polícia Militar.