Reportagem atualizada às 15h48 desta segunda-feira (02)

Os promotores do Gaeco de Patos de Minas, Paulo César Freitas e Kleber Couto e o comandante da 10ª Região da Polícia Militar, coronel Waldmir Soares apresentaram o balanço parcial da Operação Aquiles, desencadeada na manhã desta segunda-feira (02) nas cidades de Monte Carmelo, Coromandel, Uberaba, Uberlândia e Prata. Mais de 30 pessoas foram presas e uma grande quantidade de drogas e materiais ilícitos foram apreendidos. Um laboratório usado para refino de droga foi encontrado na cidade de Uberaba. Até cavalos de alto valor foram apreendidos.

O promotor de Justiça Paulo César de Freitas explicou que as investigações em torno da organização criminosa começaram em fevereiro deste ano. A apreensão de adolescentes arregimentados pelo grupo na cidade de Monte Carmelo abriu caminho para chegar aos líderes da organização que segundo o Ministério Público fornecia drogas para diversas cidades de Minas e também de outros Estados.

Com os mais de 30 suspeitos presos, os policiais militares apreenderam cerca de 3kg de maconha, uma grande quantidade de crack, quatro armas de fogo, dinheiro , 17 veículos, incluindo carros de luxo e cavalos de raça avaliados em até R$ 50 mil cada um. Segundo o promotor Paulo César de Freitas, os líderes da organização usavam o Aras para lavar o dinheiro do tráfico de drogas.

Com a prisão dos envolvidos, o Gaeco poderá aprofundar nas investigações. Segundo Paulo César de Freitas a Operação terá novos desdobramentos, inclusive com a elucidação de homicídios cometidos pelo grupo.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da 10ª RPM, foram alcançados os seguintes resultados: a dissipação de um local de refino e processamento de drogas; 35 pessoas presas, sendo 28 em cumprimento aos mandados e 12 prisões por flagrantes; 122 gramas de cocaína; 68 gramas de crack apreendido; 3,531kg de maconha apreendida; 11 gramas de pasta base; 4 armas de fogo; 50 munições; 23 veículos de luxo apreendidos; 1 computador apreendido; 38 celulares apreendidos; R$9.669 em dinheiro apreendidos; e cavalos de grande valor em um haras que é fruto de uma lavagem de dinheiro também foram apreendidos.