A área onde o barro está acumulado está praticamente seca.

As obras de revitalização da Lagoa Grande mal começaram e já foram paralisadas. As máquinas foram retiradas do local há cerca de 15 dias e desde então nenhuma movimentação da empreiteira é vista no local. O serviço está orçado em R$ 495 mil, sendo que a maior parte dos recursos foram destinados pelo Governo Federal.

O serviço consiste basicamente em retirar o barro acumulado no fundo da Lagoa ao longo dos anos.   A movimentação de máquinas no principal cartão postal de Patos de Minas teve início no mês passado, com previsão de conclusão das obras em oito meses. Mas a obra que está apenas começando já foi interrompida duas vezes.

A área onde o barro está acumulado está praticamente seca, como é necessário para a realização do serviço. Falta fazer a barreira de contenção prevista no projeto para separar a área inundada. Mas a população sente falta mesmo é da presença da empreiteira realizando o serviço de limpeza da Lagoa.

Um funcionário da empreiteira chegou a afirmar que o motivo da paralisação das obras seria por falta de pagamento. Como a primeira medição foi realizada e o dinheiro não foi liberado a empresa teria decidido retirar as máquinas e os funcionários e interromper os serviços.

Já se vão 15 dias de obra paralisada segundo as pessoas que frequentam a Lagoa Grande. Nesta manhã, membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente estiveram no local acompanhando a situação. Eles também vão cobrar da Prefeitura um posicionamento sobre o andamento da obra.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico, as atividades referentes à revitalização da Lagoa Grande continuam. A atual etapa consiste na reavaliação da ‘batimetria’ e medição de obra.

A medição de obra constitui-se requisito para a convalidação do convênio de repasse de recurso para a execução das obras. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Infraestrutura por meio de seus fiscais de obras e engenheiros civis estão promovendo o levantamento da medição da atual fase das obras.

É importante ressaltar que o empreendimento de revitalização da Lagoa Grande possui fases de movimentação de máquinas e procedimentos internos. Ademais a empresa que está executando as obras está mobilizando maquinário próprio para continuidade da execução do projeto após a reavaliação do mesmo que está em análise.

Autor: Maurício Rocha