As máquinas começaram a arrancar todo o asfalto.

A empreiteira que venceu a licitação para a realização das obras de restauração da BR 354 finalmente iniciou as obras nesta semana. Máquinas e homens trabalham nesta segunda-feira (12) no trecho mais crítico da rodovia, próximo ao trevo de acesso a Rio Paranaíba. A restauração do asfalto era uma reivindicação antiga dos motoristas, que reclamam dos riscos de acidentes em decorrência da precariedade da pavimentação.

A BR 354 está em condições precárias, principalmente no trecho entre o município de Rio Paranaíba e a BR 262. O tráfego de caminhões pesados ao longo dos anos fez surgir sulcos no asfalto que representam um sério risco, principalmente para os condutores de veículos de passeio. A massa asfáltica foi colocada nos trechos mais críticos, mas a situação ainda é precária.

O risco de acidentes no local é grande. Para se ter uma ideia, nos últimos cinco anos, a Polícia Rodoviária registrou 600 acidentes no trecho de pouco mais de 140 quilômetros da BR 354, sendo que 332 pessoas ficaram feridas, 87 em estado grave e muitas pessoas perderam a vida. Após se envolver em um grave acidente na rodovia, o deputado federal Nilton Cardoso Júnior se empenhou e conseguiu a liberação de cerca de R$ 90 milhões para fazer a obra.

O contrato foi assinado em maio do ano passado. A demora levou moradores e motoristas a protestarem e agora, finalmente, as obras de restauração da BR 354 estão sendo iniciadas. A empresa Pavidez é a responsável pela recuperação do asfalto no trecho que vai de Patos de Minas até a BR 262.

A Polícia Militar Rodoviária orienta os motoristas a redobrarem a atenção durante o trajeto, uma vez que o trânsito de veículos poderá ficar mais lento devido as obras e o chamado “pare e siga” nos locais em que as máquinas estiveram atuando.