Eles reclamam que o serviço que a companhia está fazendo no local vem gerando uma série de transtornos.

A falta d’água na residência dos patenses em vários pontos da cidade não é o único transtorno que a Copasa está causando. Uma obra da companhia na Avenida Fátima Porto está tirando o sossego de moradores e comerciantes. Nossa reportagem foi até lá na manhã desta sexta-feira (09) e registrou imagens de como está a avenida e também os trabalhos que estão sendo realizados pela Copasa. O que mais incomoda os moradores é a poeira que fica todos os dias após o turno de serviço dos trabalhadores.

O Patos Hoje vem recebendo diversas denúncias relatando o descaso da Copasa com moradores e comerciantes da Avenida Fátima Porto. Eles reclamam que o serviço que a companhia está fazendo no local vem gerando uma série de transtornos. Segundo um comerciante, eles trabalham na via o dia todo e quando vão embora no final do dia deixam uma enorme poeira. “Olha aqui a situação que está o nosso passeio, nós já pedimos várias vezes para eles molharem aqui no final do dia, mas nunca somos ouvidos” disse o comerciante.

A Avenida Fátima Porto desde a esquina com a Rua Teófilo Otoni até o início do prolongamento fica interditada durante todo o dia. Máquinas e funcionários terceirizados da Copasa estão trabalhando na demanda do esgoto da via e ao fim da tarde a via é liberada para os veículos. Como o tempo está seco, a poeira fica muito alta a medida que os veículos vão passando. Moradores reclamam que já não aguentam mais ter que limpar a casa todos os dias em decorrência dessa situação.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Companhia, a Copasa informou que o abastecimento em Patos de Minas tem sido prejudicado pelo aumento do consumo, em função da elevação da temperatura. A Estação de Tratamento de Água (ETA) está operando 24 horas por dia, fornecendo, diariamente, até 40 milhões de litros de água à população. Para garantir o fornecimento de água, nas regiões mais altas e mais distantes onde tem ocorrido intermitência do abastecimento, técnicos da empresa estão realizando manobras operacionais no sistema de distribuição.

A Companhia trabalha para evitar o desabastecimento, mas é fundamental que cada um faça a sua parte. Por isso, é muito importante o engajamento de todos no uso consciente e responsável da água, como por exemplo: não lavar o passeio com mangueira, em vez disso, usar a vassoura; tomar banhos rápidos; molhar plantas com regador e não com a mangueira; deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba; na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos; reutilizar a água da máquina de lavar. São atitudes fáceis no dia a dia que contribuem muito para o bem-estar de toda a população.