Antônio Carlos de Almeida Castro- Kakay e José Ricardo Souto foram agraciados com a maior honraria concedida pela instituição.

A Ordem dos Advogados do Brasil entregou na noite dessa sexta-feira (12) a Comenda Dr. Joseph Borges de Queiroz. Com a presença de várias autoridades, advogados e membros estaduais e federais da OAB, os advogados patenses José Ricardo Souto e Antônio Carlos de Almeida Castro- Kakay- se tornaram os novos comendadores da ordem. Profissionais que contribuíram com o trabalho dos advogados na cidade também foram homenageados.

A sessão solene aconteceu no House Fest, na Avenida Fátima Porto. Diversas autoridades civis e militares participaram da cerimônia. Os advogados Antônio Carlos de Almeida Castro e José Ricardo Souto foram agraciados com a maior honraria concedida pela instituição em Patos de Minas. Dr. Cristiano Corrêa Nunes, presidente da OAB em Patos de Minas e Dra. Rossilvia Jakeline Queiroz, secretária geral, entregaram a Comenda Joseph Borges de Queiroz.

Em seu pronunciamento, o patense Antônio Carlos, conhecido como Kakay, considerado um dos maiores criminalistas do país, destacou o sentimento de receber tamanha homenagem em sua terra natal. O patense ilustre que mora atualmente em Brasília lamentou o momento dramático por que passa o país. “Na minha geração, as pessoas lutavam por mais liberdade. Hoje, as pessoas torcem pelas prisões. Não sei do que será toda essa geração”, afirmou.

Ele criticou os excessos no Processo da Lavajato que estaria, em nome do combate à corrupção, desrespeitando os direitos e garantias fundamentais. Ele pediu às centenas de advogados presentes para não se calarem, porque este comportamento pode contaminar a justiça de todo o país. “O advogado precisa ter voz e enfrentar”, afirmou. Ele concluiu seu pronunciamento declamando um poema do também patense, o poeta Altino Caixeta.

O advogado José Ricardo Souto discursou em seguida. O novo comendador da OAB agradeceu a todos que contribuíram com sua carreira e ressaltou o orgulho de ser advogado. “Esta homenagem deve ser dividida com todos que me ajudaram nesta empreitada. Ninguém é bom demais sozinho”, afirmou citando o discurso do Juiz Joamar Gomes Vieira Nunes que falou em seguida pelos outros 5 agraciados com a homenagem Amigo da Ordem.

O diretor do Foro de Patos de Minas disse estar extremamente honrado pela homenagem dada pelos advogados. “Eu estou juiz”, destacou. Ele defendeu a reciprocidade e respeito entre os atores do trabalho jurisdicional e destacou que a mudança de endereço, para o Novo Fórum, deve também inovar a forma de trabalho, modernizando a prestação jurisdicional. Por fim, ele fez uma homenagem emocionada ao filho que também é advogado.

A OAB homenageou este ano seis pessoas com o Amigo da Ordem. O Arcebispo Emérito Dom João Bosco Óliver de Faria, o Promotor de Justiça Paulo Henrique Delicoli, o Juiz Joamar Gomes Vieira Nunes, o Comandante do 15° BPM, Tenente Coronel Azevedo, e os servidores da Justiça, Nei Ferreira Lima e Lúcio Mauro Pessoa. Após a homenagem que contou com a presença do Presidente estadual da OAB, Antônio Fabricio De Matos Goncalves, e do vice-presidente nacional da OAB, Luís Cláudio Chaves, foi servido um delicioso buffet.

Autor: Farley Rocha