349669 2216 Ok
Banner Unipam 2017 - Institucional
Publicado em 01/02/2017
Compartilhe:

O que você faria se encontrasse um Gambá ferido em sua casa? Uma família acolheu o animal

Ao cair da laje do banheiro, o filhote de Gambá foi agredido pela cachorra da casa e ficou ferido.

O animal foi acolhido e recebeu alimento.

Moradores do bairro Sebastião Amorim em Patos de Minas foram surpreendidos na noite dessa terça-feira (31) com a visita de um filhote de Gambá. Essa espécie tem aparência de um rato gigante e ainda produz um líquido fétido nas glândulas axilares para espantar seus predadores, causando pavor em muitos humanos. Mas esta família teve um comportamento diferente.

Ao cair da laje do banheiro, o filhote de Gambá foi agredido pela cachorra da casa e ficou ferido. Os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros para recolher o animal e foram orientados a soltá-lo em uma mata existente nas proximidades do bairro. Eles poderiam ter seguido as orientações, mas como o animal estava machucado, os moradores preferiram esperar.

O Gambá, mesmo com o seu aspecto desagradável e mal cheiroso, recebeu proteção e um lugar confortável para passar a noite. O filhote também foi alimentado, ganhou um ovo para matar a fome. A dúvida era se o animal poderia causar algum problema. Ainda assim, os moradores preferiram esperar a chuva passar para soltar o animal.

Os Gambás são animais silvestres que podem medir até 50 centímetros sem contar a cauda e a pesar 5 quilos. O animal tem o corpo parecido com o de um rato, reproduzem até três vezes por ano e, como no restante dos marsupiais, os filhotes permanecem por cerca de quatro meses em uma espécie de bolsa existente na barriga da mãe.

Imagens atualizado em 01/02/2017 • 4 fotos

Embora tenha fama ruim entre os humanos, o Gambá tem papel importante, sendo considerado um dos maiores predadores de escorpiões, até mais do que as galinhas. O animal também colabora no controle das espécies consideradas pragas para a agricultura, como os roedores e insetos. São também bons dispersores de sementes através das fezes.

Autor: Maurício Rocha

Clínica Impar - Início: 21-08-17
Postado em 01/02/2017
Compartilhe:

6 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Eneusa Claudino | 9 meses, 3 semanas atrás

    Parabéns para essa família que acolheu e cuidou desse fofucho. Exalando cheiro bom ou ruim, é uma criatura divina!!!

    8 0 Responder

  • DOIDÃO | 9 meses, 3 semanas atrás

    Eu não faria nada, pois tudo que fizer é CRIME AMBIENTAL né.

    0 5 Responder

  • Aline | 9 meses, 3 semanas atrás

    Parabéns pela atitude da família!

    5 0 Responder

  • Anunnaki | 9 meses, 3 semanas atrás

    É um ser vivo tem o direito a vida!

    20 1 Responder

  • Truvão azul original 9 meses, 3 semanas atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

  • Gabriela | 9 meses, 3 semanas atrás

    Ahhhh que gesto generoso. Nesse mundo de falta de amor ao próximo, se deparar com uma reportagem dessas é animador. Sinal de que nem todos estão perdidos. Parabéns a família! Belo edeMelo. :blush: :clap:

    17 5 Responder

  • Robin hood 9 meses, 3 semanas atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

  • Zé Gambá 9 meses, 3 semanas atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Vai trabalhar! - 9 meses, 3 semanas atrás

    Vai trabalhar Zé, assim você compra comida e não precisa fazer rima pra comer um gambá!

    5 2

  • panan | 9 meses, 3 semanas atrás

    Todos os animais fazem parte desse planeta e são dignos de nosso maior respeito!

    18 1 Responder

    entediado - 9 meses, 3 semanas atrás

    ...menos o Pedro Lucas.

    2 1