O animal foi acolhido e recebeu alimento.

Moradores do bairro Sebastião Amorim em Patos de Minas foram surpreendidos na noite dessa terça-feira (31) com a visita de um filhote de Gambá. Essa espécie tem aparência de um rato gigante e ainda produz um líquido fétido nas glândulas axilares para espantar seus predadores, causando pavor em muitos humanos. Mas esta família teve um comportamento diferente.

Ao cair da laje do banheiro, o filhote de Gambá foi agredido pela cachorra da casa e ficou ferido. Os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros para recolher o animal e foram orientados a soltá-lo em uma mata existente nas proximidades do bairro. Eles poderiam ter seguido as orientações, mas como o animal estava machucado, os moradores preferiram esperar.

O Gambá, mesmo com o seu aspecto desagradável e mal cheiroso, recebeu proteção e um lugar confortável para passar a noite. O filhote também foi alimentado, ganhou um ovo para matar a fome. A dúvida era se o animal poderia causar algum problema. Ainda assim, os moradores preferiram esperar a chuva passar para soltar o animal.

Os Gambás são animais silvestres que podem medir até 50 centímetros sem contar a cauda e a pesar 5 quilos. O animal tem o corpo parecido com o de um rato, reproduzem até três vezes por ano e, como no restante dos marsupiais, os filhotes permanecem por cerca de quatro meses em uma espécie de bolsa existente na barriga da mãe.

Embora tenha fama ruim entre os humanos, o Gambá tem papel importante, sendo considerado um dos maiores predadores de escorpiões, até mais do que as galinhas. O animal também colabora no controle das espécies consideradas pragas para a agricultura, como os roedores e insetos. São também bons dispersores de sementes através das fezes.

Autor: Maurício Rocha