Foto: Arquivo Patos Hoje

Tem morador em Patos de Minas fazendo coleção de escorpiões capturados em casa. O número de vítimas se multiplica e a incidência desse animal em diferentes pontos da cidade é motivo de preocupação.  Somente na semana passada, quatro pessoas deram entrada no Hospital Regional Antônio Dias vítimas de picadas de escorpiões.

Entre as vítimas está uma criança de um ano e meio, que estava em sua casa bem no centro da cidade, quando foi picada por um escorpião. Há algumas semanas, o Patos Hoje mostrou o caso de um bebê morador do bairro jardim Esperança, que precisou ser levado para Belo Horizonte em uma aeronave após ser picada por um escorpião.

Incidentes com pessoas picadas por escorpiões têm sido registrados quase diariamente em Patos de Minas. Os números são assustadores. Levantamento feito pelo Hospital Regional Antônio Dias mostra que somente no ano passado 314 vítimas de picadas de escorpiões foram atendidas na unidade. Esse número representa 69% de todos os acidentes com animais peçonhentos.

O médico Alfredo Nakao, diretor clínico do Hospital Regional, alerta para o perigo dos incidentes com escorpiões. Segundo ele, o veneno desse animal é mais prejudicial às crianças e pode até levar à morte se não for tratado no tempo certo.  O alerta vale principalmente para os pais, que devem ficar atentos em relação a presença de escorpiões no ambiente do lar.

O Centro de Controle de Zoonoses também se mostrou preocupado com a situação. O órgão emitiu uma nota na última semana alertando as pessoas sobre os cuidados a serem adotados para inibir a presença de escorpiões.  Segundo o Centro de Controle de Zoonoses não existe veneno para matar este aracnídeo e o ideal é adotar medidas preventivas.

-vedar ralos de banheiros, pias e tanques, assim como soleiras;
- fazer controle periódico de baratas, principal alimento dos escorpiões;
- e manter ambientes limpos, com a grama aparada e sem acúmulo de lixo, principalmente papel  que atrai muitas baratas.

Em locais com grande incidência de escorpiões o Centro de Controle de Zoonoses deve ser comunicado através do telefone 3822-9624. O órgão funciona de 12h00 às 18h00.