Os alunos do 3º período do curso de Medicina Veterinária da FPM participaram dos levamtamentos primários.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, a Faculdade Patos de Minas- FPM-está desenvolvendo o levantamento primário da fauna das áreas de influência do Aterro Sanitário Municipal de Patos de Minas com o objetivo da renovação de licença da atividade.

Além do objetivo principal, o conhecimento acerca da fauna de um determinado local subsidia dados de fundamental importância para procedimentos de conservação destes animais, bem como direciona projetos de educação ambiental.

Sendo assim, foi firmada a parceria com Núcleo de Educação Ambiental da FPM com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas e o projeto tem apoio do curso de Medicina Veterinária e dos técnicos de laboratório.

Os alunos do 3º período do curso de Medicina Veterinária da FPM participaram, de forma ativa fazendo juntamente com o professor Saulo Gonçalves, que é biólogo, os levantamentos primários colocando em prática o que foi visto em sala de aula na disciplina de Ecologia e Ambiente.

A importância da pesquisa de campo nas aulas de ecologia reside em ressignificar o conteúdo a partir do espaço de vivência dos alunos, de modo que os mesmos se tornem mais críticos e participativos na sociedade em que atuam, podendo vivenciar na prática o que estudam em sala de aula.

Dessa maneira, durante o mês de abril os alunos juntamente com os professores e as biólogas Eni e Kelly e a engenheira florestal Sophia, da prefeitura de Patos de Minas, fizeram visitas sistemáticas ao empreendimento e seu entorno onde foram identificadas diversas espécies de aves, mamíferos, répteis e anfíbios.

Ressalta-se que os dados serão devidamente preparados e comporão o Relatório de Controle Ambiental do processo de licenciamento, porém posteriormente serão elaborados artigos para que se possam divulgar tais listas para conhecimento de todos, através de comunicações científicas.

A turma agradece enormemente a oportunidade dada pela FPM pela presteza e atenção para com todos e acredita-se que esta tenha sido uma grande oportunidade, também, para o estreitamento de laços entre os alunos, futuros profissionais, com os órgãos governamentais, ressaltando-se assim a função social e ambiental da Faculdade Patos de Minas.

Fonte: Ascom FPM