Em 2017, a Polícia Militar registrou 869 furtos e 340 roubos de telefones celulares. (Foto: Arquivo Patos Hoje)

O telefone celular continua sendo um dos principais alvos dos ladrões. Os aparelhos são valiosos, chegam a custar mais de R$ 5 mil, e podem ser carregados facilmente sem levantar muitas suspeitas. Novas tecnologias têm contribuído para desencorajar os ladrões e um novo sistema de bloqueio pode ajudar de vez a reduzir os furtos desses aparelhos.

Em 2017, a Polícia Militar registrou 869 furtos e 340 roubos de telefones celulares em Patos de Minas. Em 2018, o número de registros caiu para 737 furtos e 247 roubos de telefones celulares. Além do trabalho de prevenção feito pelas forças de segurança, sistemas de rastreamento e bloqueio dos aparelhos contribuiu para desmotivar esse tipo de crime.

Com o novo sistema de bloqueio, a tendência é de que esse número caia ainda mais. Segundo capitão Hebert da Polícia Militar, a partir de agora, o proprietário do aparelho furtado não precisa mais saber o IMEI do aparelho para pedir o bloqueio. Segundo ele, basta informar o número do telefone e os dados pessoais do titular da conta.

O bloqueio pode ser feito no ato do registro do Boletim de Ocorrência ou diretamente na operadora do telefone celular. Segundo o capitão Hebert, o aparelho bloqueado não poderá mais ser utilizado como telefone e perderá valor no mercado. Com isso, a tendência é de que os celulares deixem de ser cobiçados pelos ladrões.

O policial orienta, no entanto, que as pessoas continuem cuidando de seus aparelhos para evitarem prejuízos e aborrecimentos e a registrarem um boletim de ocorrência sempre que ocorrer um furto ou roubo.