Valder Steffen Júnior, que assumiu a reitoria da UFU este ano, esteve em Patos de Minas nessa terça-feira (25).

Após a longa novela que envolveu a construção do campus da Universidade Federal de Uberlândia-UFU- em Patos de Minas, a situação parece ter tomado mesmo a direção desejada por todos. As obras continuam na região dos 30 Paus e o Novo Reitor da instituição falou com otimismo sobre o término da primeira etapa. Ele espera inaugurar o prédio em 2018.

Valder Steffen Júnior, que assumiu a reitoria da UFU este ano, esteve em Patos de Minas nessa terça-feira (25) para a aula magna dos programas de mestrado da instituição na cidade. Durante entrevista ao Patos Hoje, ele falou sobre os planos da UFU na Capital do Milho e disse que espera inaugurar o prédio da universidade em 180 dias.

Ele disse que conseguiu no Ministério da Educação-MEC- uma verba de R$4 milhões a mais para esta primeira etapa. Ele também informou que o órgão está ciente da necessidade de se concluir o empreendimento e relatou que não deve haver problema para a conclusão da obra que é aguardada com ansiedade.

Valder também pediu apoio das autoridades políticas locais para que a UFU se desenvolva na cidade. Ele ressaltou a importância dos cursos de pós-graduação iniciados no início do ano para expansão da instituição em Patos de Minas. Ele também relatou que há estudos para instalar mais um ou dois cursos de graduação.

Ele destacou que Patos de Minas tem uma vocação tecnológica e, como já há outros cursos desta área, ficaria mais fácil a instalação de engenharias na cidade. “Fica mais fácil a instalação de cursos nestas áreas, pois o pessoal e as instalações já estão alinhados para os cursos”, explicou. Atualmente, o campus da UFU em Patos de Minas oferece os cursos de graduação em Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Eletrônica e Telecomunicações. Agora conta também com os cursos de mestrado em Engenharia de Alimentos e em Biotecnologia.

Autor: Farley Rocha