A eleição aconteceu na última semana no plenário da Câmara Municipal.

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA – tem nova diretoria. Em eleição realizada na última semana no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas, Ivanildo Alves Zica, foi aclamado novo presidente do órgão. Ele disse que pretende intensificar as ações de fiscalização e conscientização em prol do meio ambiente.

A nova diretoria do CODEMA é composta ainda pela vice-presidente Geize Carla Soares Marques (representante do Poder Público Municipal) e o secretário Paulo Afonso Duarte (representante da Sociedade Civil, por meio dos Conselhos Comunitários). Eles permanecerão a frente do Conselho pelo prazo de dois anos, no biênio 2019/2020.

O Codema de Patos de Minas é composto por 20 (vinte) integrantes, de forma paritária dividida entre representantes do poder público municipal e estadual e membros da sociedade civil organizada. O Conselho é consultivo e tem papel importante no desenvolvimento da cidade, apresentando pareceres em todo projeto que envolve questões ambientais.

Na reunião que elegeu a nova diretoria, os integrantes do CODEMA debateram sobre a situação dos Parques Municipais e unidades de conservação do município e iniciaram a preparação para as comemorações da Semana Municipal do Meio Ambiente - Semma 2019, no início do mês de junho por ocasião ao Dia Mundial de Meio Ambiente, Dia Mundial da Água, em 22 de março e Hora do Planeta (em 30 de março).

O novo presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente demonstrou preocupação com o problema das águas pluviais que tem causado inundações e transtornos cada vez maiores e com as invasões de áreas de preservação permanentes. Ivanildo disse que pretende intensificar a fiscalização no município, denunciando as irregularidades e fazendo um trabalho de conscientização da sociedade.