Novo Plano Diretor não vai mais impedir expansão urbana para o outro lado do Rio Paranaíba

Existe uma pressão, principalmente de empreendedores imobiliários para que isso aconteça.

publicado em 19/07/2019, por Maurício Rocha


Cidade de Patos de Minas

O processo de revisão do Plano Diretor de Patos de Minas está próximo de ser concluído e já é possível perceber que haverá mudanças significativas. A principal delas e também a mais polêmica é com relação à possibilidade de expansão do perímetro urbano para o outro lado do Rio Paranaíba. Existe uma pressão, principalmente de empreendedores imobiliários para que isso aconteça.

Segundo o secretário municipal de planejamento, Júlio César Ferreira, a Câmara Municipal aprovou uma lei ampliando o perímetro urbano para além da outra margem do Rio Paranaíba. Entretanto, o Ministério Público enviou uma recomendação para que o município não cumpra esta lei por considera-la inconstitucional. O mesmo aconteceu com os chacreamentos. Existe uma lei municipal que regulamenta os chacreamentos, mas ela não está sendo cumprida por recomendação do Ministério Público.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

O atual Plano Diretor proibia a expansão do perímetro urbano para além do Rio Paranaíba. Com as mudanças aprovadas em audiência pública, esta proibição deixa de existir. Segundo Júlio César, o novo Plano não permite, mas também não proíbe o avanço do perímetro urbano para o outro lado do Rio. Segundo ele, os projetos terão apenas que atender ao que está estabelecido em lei para serem aprovados.

O Plano Diretor é que norteia o crescimento da cidade, estabelecendo parâmetros para o desenvolvimento preservando a qualidade de vida das pessoas. Segundo o arquiteto Marcelo Ferreira Rodrigues, que coordenou o processo de revisão do plano, o grande problema das cidades hoje é a questão da mobilidade. Ele explica que o plano vai incentivar a criação de regiões de uso diversificado, como a avenida Brasil, o Rosário e Vila Garcia, onde os moradores encontram diversos serviços e não precisam se deslocar até o centro da cidade.

De acordo com o secretário de planejamento, o Plano Diretor já foi revisado e está concluído. Júlio César disse que o documento foi encaminhado à Advocacia Geral do Município para análise jurídica e depois será levado à Câmara Municipal para a aprovação dos vereadores. 

Autor: Maurício Rocha Postado em 19/07/2019
Compartilhe:

42 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Roberto Queiroz | 4 meses, 3 semanas atrás

    Só em em Patos de Minas que polícia quer impedir o crescimento da cidade, o cidade dos coronéis.

    2 3 Responder

  • Caos | 4 meses, 3 semanas atrás

    Vai ser o caos. Quem vai pagar a conta será o povo da cidade. É o José Ostaki colocando a conta pro povo pagar e os próximos prefeitos. Daqui uns dias meus amigos, receberão uma cartinha com o aumento dos IPTUs em suas casas devido ao georreferenciamento contratado por 5 milhões. Todo dia cria um imposto a mais , uma indústria de multa a mais, etc. Esse Marcelo é o Júlio César são os mesmos que aprovam os projetos para as construtoras e loteamentos. Tira esse José Ostaki daí

    5 1 Responder

  • Nostradamus | 4 meses, 3 semanas atrás

    Quero ver de onde que vai vir tanto dinheiro, uma ponte para 2 carros grandes ou 2 caminhões, não sai por menos que 25 milhões.

    3 1 Responder

    Rafael - 4 meses, 3 semanas atrás

    O dinheiro vai sair do bolso do padrim" Bolsonaro!

    1 0

  • Progresso | 4 meses, 3 semanas atrás

    Agora sim, vão pular o corguinho. ???????? Não podemos segurar o progresso.

    3 3 Responder

  • Agroolo | 4 meses, 3 semanas atrás

    Bom dia, passou da dos políticos, trabalhar nisso, vereadores trabalharem nisso, em fim todos seguimentos, FAZER A RODA GIRAAR, tem muita gente ,empresas, nessas áreas, que não pagam impostos, não paga nada.

    5 3 Responder

  • Xiiii!!! | 4 meses, 3 semanas atrás

    Não tem necessidade nenhuma de expansão do perímetro urbano por no mínimo uma década, a cidade deve ter tranquilo uns 10.000 lotes vagos. Qual a vantagem de uma cidade grande horizontalmente? Nenhuma, desvantagens? Inúmeras, mais asfalto, mais iluminação, mais policiamento, mais creches, mais limpeza pública, mais transporte público e por aí vai. Cidades tem que crescer verticalmente, aproveitar mais os equipamentos públicos, incentivar o transporte público, menos veículos nas ruas, mais arborização. Isso sim é crescer com qualidade. Por menos espaços vazios dentro de uma cidade, isso é pura pressão de empreendedores, mas teem de dar uma atenção maior a esses chacreamentos, acabam sendo bairros com pouca ou nenhuma infraestrutura.

    17 10 Responder

    Playboy - 4 meses, 3 semanas atrás

    Qual a vantagem de crescimento vertical?

    0 1

  • Marreco | 4 meses, 4 semanas atrás

    Capitais e cidades desenvolvidas como Uberlândia, São Paulo e tantas outras pelo Brasil a fora, já nasceram no meio de Rios, Rodovias e até no meio do Mar.. Os POLÍTICOS destas cidades trabalham pra o crescimento econômico, atração de empresas e geração de empregos e renda na cidade. Aqui em Patos a coisa é diferente, .. Não pode isso,.. não pode aquilo,... Com isso, a cidade continua sendo a vila dos Patos, mesmo tendo 126 anos de idade... ????

    13 3 Responder

  • Morador do Cristo | 4 meses, 4 semanas atrás

    Prolongamento e ponte da Av Arlindo porto pra lá. Vai ser uma ótima. Pense nisso.

    11 3 Responder

  • Políticos Vendidos | 4 meses, 4 semanas atrás

    Isso está muito claro, não "Plano Diretor", trata-se de um Plano Enriquecedor de Imobiliárias e Políticos. Patos de Minas é a cidade que conheço com imóveis mais inflacionado, se comparar o poder de compra de uma casa de classe média baixa aqui e nas cidades no entorno de 250km, vão entender a distorção. Mas o patense é burro, tem coragem de pagar o preço que a máfia imobiliária impõe, e ainda tem plano de financiamento cujo o reajuste da parcela é 3%+IGPM, esse ano deve ter sido uns 15% tranquilo, fica fácil explicar os empresário do ramo de imobiliárias estarem bilionários. Digo mais, pode ter certeza que isso é uma briga que está arrastando muitos anos, acharam que o Pedro Lucas iria liberar mais não deu certo, agora me parece que os políticos estão mais disponíveis (R$) para aprovar. Não sou contra a expansão, mas o tempo dirá o que irá acontecer com os recursos naturais que abastecem nossa cidade, e como o patense é sábio...compra terreno privilegiado ao lado do aterro sanitário e quiabo, paga caro, e acho que fez um excelente negócio. É muita ignorância.

    14 3 Responder

  • Patense | 4 meses, 4 semanas atrás

    O que era uma burrice. Nunca vi quererem impedir a cidade de crescer.

    22 11 Responder

    Putz! - 4 meses, 4 semanas atrás

    Crescer? Mais bairros estilo colina, jardim esperança e afins? Isso é crescer ou regredir?

    8 9

carregar mais comentários