Alexsander Gonçalves de Souza reassumiu a coordenação do Samu de Patos de Minas.

O médico Alexsander Gonçalves de Souza reassumiu a coordenação do Samu de Patos de Minas e desde o mês passado trabalha na reestruturação do órgão na cidade. Ele pretende investir em treinamentos, reativar o Projeto Samuzinho com as crianças e tornar as informações referentes ao Samu mais acessíveis à população.

Segundo o médico Alexsander Gonçalves quanto mais informada estiver a população, mais eficientes serão os chamados que chegam ao Samu. Ele explicou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é para atendimento de pacientes com risco de perder a vida, o que muitas vezes acaba sendo confundido pela população.

Alexsander explica que o atendimento precisa seguir protocolos para não correr o risco de deixar pacientes sem atendimento na hora que eles mais precisarem. “Às vezes liga gente dizendo que a mãe é idosa, não consegue andar e não consegue por no carro. Se eu começar a usar as ambulâncias do Samu pra esse tipo de caso, aquela pessoa que sofreu um acidente de moto, que hoje é muito comum, vai ficar lá na rua sangrando, porque a minha ambulância vai estar ocupada”, afirma o médico.

O Samu funciona em função das pessoas com risco eminente de morte. “Nós atendemos às vezes que a pessoa precisa ser atendida. Mas a gente parte do pressuposto do tempo que a pessoa precisa para chegar ao médico. Se ela não tiver como chegar ao hospital por meios próprios, aí é que entra o Samu”, informou Alexsander.

O Samu funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. O serviço é totalmente gratuito e atende pelo número 192. O órgão dispõe de equipamentos modernos e de uma grande equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos e condutores sempre prontos para salvar vidas.

Autor: Maurício Rocha