Nova música de Raphael Piêit provoca reflexão sobre o tratamento religioso aos grupos LGBTQ

O clipe, que foi gravado na cobertura de um hotel da cidade, contou com cerca de 20 pessoas entre elenco e produção.

publicado em 18/10/2019, por Maurício Fernandes


O cantor e compositor, Raphael Piêit, lançou, na manhã desta sexta-feira (18), o videoclipe de seu mais novo single intitulado “Purpurina”. A música é um manifesto em defesa da comunidade LGBTQ e um apelo contra a repressão religiosa. Os versos da canção expõem a experiência, vivida na pele de um jovem homossexual em uma comunidade cristã. O clipe, que foi gravado na cobertura de um hotel da cidade, contou com cerca de 20 pessoas entre elenco e produção.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

Neste novo momento da carreira, Piêit mostra ao público que a arte também é instrumento para conscientização. No vídeo de “Purpurina”, o cantor é cercado por uma película transparente, enquanto é observado por olhos julgadores. Em sua pequena redoma, ele parece sufocado. A proposta é, demonstrar como muitos jovens gays se sentem dentro de grupos religiosos que não lidam bem com a questão LGBTQ e tratam o tema como um pecado mortal.

No entanto, apesar da temática forte, fotografia sombria, com enquadramentos dramáticos e letra direta sobre o tema, “Purpurina” é também uma gota de esperança. Ao longo da canção, é nítido para o ouvinte que há luta, há persistência e, no final, há aceitação e recomeço. O videoclipe segue nessa sintonia e mostra que, no fim das contas, o amor ainda é o melhor remédio contra o preconceito.

“E foi a coisa mais difícil e dolorida da minha vida. O sistema fica impregnado na sua mente, que prende por um bom tempo depois ou o resto da vida”, desabafou Piêit. Além disso, o jovem cantor chegou a revelar uma tentativa de suicídio e outros momentos dramáticos, que nasceram por conta da pressão do grupo e das dificuldades de lidar com a sexualidade. “E, calado, sem perceber, passei pela minha primeira depressão na vida, que culminou numa tentativa de suicídio. Afinal, foram anos pedindo a Deus pra me libertar e nada acontecia”, continuou em tom emocionado.

A nova música e o vídeo lançados nesta sexta-feira (18) são um divisor de águas do trabalho de Piêit, que embarca em nova onda de POP conceitual. Também é perceptível o engajamento do artista em defesa da causa LGBTQ. O EP que compõe “Purpurina” trará ainda outras canções com temáticas importantes e um apelo a uma nova realidade.

Autor: Maurício Fernandes Postado em 18/10/2019
Compartilhe:

73 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • BRUNO | 3 semanas, 4 dias atrás

    Realmente está escrito nas escrituras que o homem foi feito para mulher e ponto final. Esse é outros são pecados da carne que não é fácil de controlar. Tipo swing, troca de casais, roubos, sexo entre cunhados etc. Tudo que sitei posso provar essa pessoas frequentam a igreja normalmente. Eu também tenho meus defeitos então vamos parar de Mimi. O pior defeito e falta de amor ao próximo as indiferentes por causa de dinheiro e estatos se a pessoas parece ter dinheiro é bem aceita se não é menosprezados.

    23 7 Responder

  • Eu | 3 semanas, 4 dias atrás

    Isso é devido ao tempo em que estamos vivendo. O grande compositor Tchaikovsky era homossexual, e sofria muito por TEMER e respeitar as escrituras. Hoje as escrituras tem que respeitar o homossexualismo. Eu leio e creio na Bíblia de Gênesis a Apocalipse, E posso garantir que Deus ama o homossexual. Mas Ele não ama o homossexualismo. Percebe a diferença? Ele amou a Maria Madalena, tanto é que converteu ela. Se ele converteu ela, é pq não amava a prostituição.

    23 6 Responder

  • GERALDO | 3 semanas, 5 dias atrás

    SOU CATÓLICO, PARTICIPO TERÇO DOS HOMENS, FAÇO MINHA ORAÇÕES PELO MENOS DUAS VEZES SEMANAIS NA SACRISTIA, CREIO EM DEUS E NA MINHA RELIGIÃO. AGORA NÃO ACREDITO EM PADRE, BISPO E NEM NO PAPA, ( o papa francisco, que que cheguei a acreditar, não mais merece minha confiança)., POIS A GRANDE PARTE DELES NÃO MERECEM MINHA CONFIANÇA. (NÃO VOU EXEMPLIFICAR MAIS POIS, ACHO QUE AI JÁ ESTARIA EXPONDO MINHA RELIGIÃO, QUE ANTIGAMENTE ERA MAIS CONFIÁVEL)...HOJE.........

    13 16 Responder

    Riala Mafon - 3 semanas, 4 dias atrás

    GERALDO---------sou convictamente Espírita, mas te digo vestido de entusiasmo que quando Deus quer, o homem sonha e a obra acontece. O Papa Francisco é o grande presente que Deus nos deu nesse início de século. Caro amigo, você está endeusando o Senhor das Moscas, o imprudente cidadão que conseguiu com gestos e palavras de ódio submissas a uma hipocrisia maior que o mundo " E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". O enganador carimbou na alma sua culpa de ser astuto e imbecilizador de homens e mulheres que nos conduziram para uma experiência revoltante, mas creio que sou também um homem que sonha e que espera a obra que virá de Deus,

    5 3

  • Existe um criador supremo mas não como descrito nas escrituras | 3 semanas, 5 dias atrás

    Os "Deuses," que visitaram a terra nos primórdios da humanidade eram astronautas de civilizações muitíssimo avançadase tecnologicamente. Para os primitivos da época eles tinham poderes sobrenaturais. Por que Deus, anjos, precisavam viajar em carruagens que cuspiam fogo e eram barulhentas como trovões??? Desculpa mas a coisa não é tão poética. O homem foi criado para ser escravo. Pesquisem sobre o filme proíbido chamado "1 Anunaki". Conheceis a verdade e ela te enloquecera!

    6 23 Responder

  • juca | 3 semanas, 5 dias atrás

    e o tratamento do lgbt ao reto da sociedade, ele tbm n está todo errado n?

    16 4 Responder

  • LEIA E REFLITA | 3 semanas, 5 dias atrás

    Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras, Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo Romanos 1:1-3

    13 4 Responder

  • gustavo ramiro | 3 semanas, 5 dias atrás

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk maconheiro preconceituoso

    22 0 Responder

  • Desnecessário | 3 semanas, 5 dias atrás

    Se os gays querem essa opção pronto. Agora a religiao evangelica e católica não tem que abrir mão de seus preceitos para agradar ninguém. Os que não estão satisfeitos ou nao concordam com a igreja criem uma religião para vcs e façam suas normas e sejam felizes.

    50 14 Responder

  • Hamaryldho 3 semanas, 5 dias atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

  • Bosque | 3 semanas, 5 dias atrás

    Grande parte das religiões ensinam a amar e respeitar a Deus acima de todas as coisas. Usar em vão uma religião, para ganhar popularidade em um clipe, é desrespeitar a Deus.

    86 10 Responder

    Fato 3 semanas, 4 dias atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Para Fato - 3 semanas, 4 dias atrás

    concordo

    0 16

carregar mais comentários