O início da vacinação vai acontecer no dia 23 de abril.

Os dias na capital do milho já começam a ficar com a temperatura mais baixa e os patenses podem se preparar para tirar o casaco do armário. Como consequência, essa mudança de temperatura pode trazer problemas, como o aumento da incidência de resfriados e gripes. É por isso que o Ministério da Saúde realiza nesta época do ano a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

A expectativa é que mais de 40 mil pessoas sejam imunizadas em Patos de Minas. A Campanha começa no dia 23 de abril e vai até o dia 1º de junho. O Dia “D” da Vacinação contra a gripe vai acontecer no dia 12 de maio, sábado. Neste dia, todas as unidades de saúde da cidade e da zona rural ficarão abertas exclusivamente para imunizar a população contra os vírus da gripe.

De acordo com a encarregada de imunização da Vigilância Epidemiológica de Patos de Minas Lilian Alves Silva Amorim, as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e são gratuitas. Segundo ela, todo o púbico alvo será imunizado. “Nossa meta é imunizar mais de 40 mil pessoas dentro do público alvo que são crianças de 6 meses até 5 anos de idade, gestantes, idosos a partir de 60 anos e puérperas, ou seja, mulheres que tiveram filhos em até 45 dias”, explicou.

Além dessas pessoas, também se classificam como público alvo da Campanha de Vacinação os trabalhadores do Sistema Prisional, pessoas privadas de liberdade, professores da rede pública e privada e população indígena, além de pessoas com doenças crônicas, como doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas. Obesos, diabéticos, transplantados e portadores de Trissomíase também entram na lista de público alvo da campanha de vacinação.

Lilian ainda conta que a Vacina protege a pessoa de uma série de vírus como o H1N1, H3N2 e gripe comum. Recentemente o assunto envolvendo a gripe H3N2 preocupou a população. Esse vírus é um tipo peculiar segundo a doutora Ana Escobar. Ele sofreu uma mutação nos EUA que acabou “enganando” a vacina da gripe. Por isso várias pessoas que tomaram a vacina acabaram adoecendo. Segundo ela, o vírus pode ser fatal, principalmente em crianças e idosos.

O frio, para os patenses, tem cheiro de Fenamilho se aproximando, mas é preciso ficar atento e tomar muito cuidado com o tempo de baixas temperaturas. O frio não causa resfriado, mas pode provocar alergias e facilitar infecções. Quando a temperatura cai, geralmente o ar fica mais seco, o que afeta as mucosas do aparelho respiratório. E esse ressecamento compromete a produção de secreções com anticorpos para a defesa do organismo.

Mas segundo os profissionais de saúde é preciso ficar atento também quanto as verdades e as chamadas “FakeNews” que circulam pela internet à respeito da gripe. Segundo Lilian Alves, ainda não existem casos diagnosticados de H3N2 no Brasil. E ainda faz um alerta, não podem tomar a vacina, quem possui algum tipo de alergia em relação à algum componente da fórmula e pessoas que não podem ter nenhum tipo de contato com ovo de galinha.