O mês de setembro é dedicado à luta contra o suicídio. Este comportamento que acaba tirando a vida de inúmeras pessoas pelo mundo. O Patos Hoje conversou com uma psicóloga de Patos de Minas para saber quais os fatores que levam as pessoas a cometerem o autoextermínio. Ela também orientou as pessoas a terem mais aceitação quanto ao próximo.

A psicóloga Adélia Lara Alves gentilmente concedeu entrevista ao Patos Hoje nesta sexta-feira (11). Ela contou que há fatores ambientais, físicos e sociais que podem influenciar as pessoas a cometerem o suicídio. O fim de um relacionamento, perda de um emprego, doenças psíquicas como ansiedade, depressão e entre outras podem contribuir.

Adélia também explicou que os meios digitais em excesso podem afetar a vida das pessoas, fazendo que sejam desenvolvidos transtornos. Ela destacou que a tecnologia não pode ser considerada uma vilã, mas é preciso que as pessoas ponderem o uso. Atualmente, redes sociais, jogos on line e até longas e variadas conversas pelos meios digitais se tornaram bastante frequentes.

Para prevenir o suicídio, a psicóloga orientou as pessoas a ficarem atentas com as informações que a vítima em potencial oferece e apoiá-la. Outra situação é para que as pessoas não propaguem críticas destrutivas e aceitem a aparência, o peso, altura e orientação sexual dos outros. Caso a pessoa não esteja conseguindo lidar com a autoestima, um profissional também pode ser consultado.