Além do corte da vegetação, o local está sendo usado para abrigar animais.

O espelho d’água da Lagoinha está ameaçado. A mina d’água que abastece o cartão postal já não corre mais como antes. O motivo é a degradação da área de preservação permanente onde estão localizadas as nascentes que abastecem a Lagoa. A denúncia será levada aos órgãos ambientais do município.

Fotos feitas no local mostram que a área que é de preservação permanente não está sendo respeitada. Além do corte da vegetação, o local está sendo usado para abrigar animais. A informação é de que existe uma criação de cavalos na área, o que é proibido por trazer grande prejuízo às nascentes de água.

Os animais causam grande impacto em áreas de nascentes. Eles pisoteiam o solo e impedem a infiltração de água no solo, podendo inclusive causar a morte da nascente. Esta é também a preocupação de ambientalistas que foram até o local. Como a água parou de correr, a Lagoinha já começou a sentir os efeitos. O volume de água reduziu muito.

O caso foi encaminhado para o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente –CODEMA – para o CIMA e também será encaminhado para a Polícia Militar de Meio Ambiente e para o Ministério Público.