Publicado em 10/07/2018 por Maurício Rocha
Compartilhe:

Nascentes que abastecem a Lagoinha sofrem com a degradação e água para de correr

A denúncia será levada aos órgãos ambientais do município.

Além do corte da vegetação, o local está sendo usado para abrigar animais.

O espelho d’água da Lagoinha está ameaçado. A mina d’água que abastece o cartão postal já não corre mais como antes. O motivo é a degradação da área de preservação permanente onde estão localizadas as nascentes que abastecem a Lagoa. A denúncia será levada aos órgãos ambientais do município.

Fotos feitas no local mostram que a área que é de preservação permanente não está sendo respeitada. Além do corte da vegetação, o local está sendo usado para abrigar animais. A informação é de que existe uma criação de cavalos na área, o que é proibido por trazer grande prejuízo às nascentes de água.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Medic Imagem

Os animais causam grande impacto em áreas de nascentes. Eles pisoteiam o solo e impedem a infiltração de água no solo, podendo inclusive causar a morte da nascente. Esta é também a preocupação de ambientalistas que foram até o local. Como a água parou de correr, a Lagoinha já começou a sentir os efeitos. O volume de água reduziu muito.

O caso foi encaminhado para o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente –CODEMA – para o CIMA e também será encaminhado para a Polícia Militar de Meio Ambiente e para o Ministério Público.

Imagens atualizado em 10/07/2018 • 17 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 10/07/2018
Compartilhe:

29 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Pedro Pedreira | 4 dias, 8 horas atrás

    E por acaso o CODEMA já resolveu alguma coisa nessa cidade?

    1 0 Responder

  • Indignado | 5 dias, 11 horas atrás

    Não adianta levar a denúncia ao CODEMA pois eles mesmos que deveriam tomar providências nada fazem !!! Um problema antigo mas solução ,basta multar para os responsáveis e a obriga-los a recompor a vegetação natural, com relatórios anuais sobre a recomposição. Uma área que pode muito bem ser explorada para construção de uma área verde está dominada pela degradação.

    3 0 Responder

  • POIZEH | 5 dias, 16 horas atrás

    Já fiz denúncias quanto a esse aspecto, mas, me assusta o fato das obras de drenagem que estão sendo feito na área, não destinar água para abastecer a lagoa....!!! Na Travessa do Vilela, junto a uma casa de um moço que cria minhocas para pescaria..., ouve-se a água correr no esgoto rente ao meio fio..., e pergunto, porque essa água não é aproveitada e bombeada para abastecer a lagoinha? Água essa capitada desde os depósitos do vasto terreno da Vieira e Silva e dos fundos do Supermercado Lima....! O que pode ser feito pra essa água chegar aonde deve??? Solução tem, mas, o interesse é pouco...falta espírito público..., falta amor..., pois os peixes e tartarugas estão morrendo ou a ponto de, já que os níveis de oxigênio estão muito baixos...!

    3 0 Responder

  • Sr. Hipócrita | 6 dias atrás

    Esse falso ambientalista "ex-caçador" de pacas que vive dando entrevista nos meios de comunicação é muito ridículo. Como pode uma coisa dessas? A família dele acabou com os bichos do rio Paranaíba tudo. Cara de pau demais!

    7 0 Responder

  • leitor | 6 dias, 4 horas atrás

    Acho bom que agora vem falar que o problema de a lagoinha estar reduzindo seu volume é pela degradação da nascente... Graças a Deus que acharam um motivo né?! Porque só quem mora próximo sabe a enorme poluição e o tamanho do descaso que a prefeitura tem com a mesma... Se querem culpar os animais, beleza, mas a população não é cega, e a lagoinha vem diminuindo seu volume a muito tempo. Só tem lixo dentro dela, uma nojeira. Resolvam isso primeiro para depois saírem procurando culpados

    6 0 Responder

    Carvalho - 6 dias atrás

    A prefeitura não tem como cuidar de tudo se as pessoas não fazerem sua parte parando de poluir e respeitando as áreas das nascentes com certeza a logoinha vai secar como tantas outras já secaram.

    6 0

  • Fernando | 6 dias, 5 horas atrás

    Já cansei de falar com a vaca da minha sogra parar de ir nessa nascente pastar junto com os cavalos. Peço aqui, inclusive ajuda aos órgãos competentes, como o IBAMA, para ajudarem a minha sogra, pois a jabicaraca é gorda, feia, chata e feia, cheia de pereba na cara. Se alguém quiser, pago R$10000,00 pra levarem ela pra casa.

    3 3 Responder

    Cleiton - 6 dias, 5 horas atrás

    Então ela é um híbrido mistura de vaca com jararaca kkkkkkkkkkk

    2 1

  • Xuxa Preta | 6 dias, 6 horas atrás

    Tem gente demais aqui em Patos que nunca foi na beira de um rio recebendo auxílio-defeso ou bolsa-falso-pescador. Pq o ministério público não investiga isso? Tem uma máfia disso aqui em patos envolvendo inclusive comerciantes de apetrechos de pescaria. Ta na hora de pegar esses bandidos. Vamos lá, MP!

    10 0 Responder

  • CIDADÃO CONSICENTE | 6 dias, 6 horas atrás

    Só falta alguém aparecer e colocar a culpa no PT. Aí vai estar tudo explicado, né?

    5 7 Responder

    Sem partido - 5 dias, 22 horas atrás

    PT só não tem culpa nesta aí, porque no mais eles realmente tem culpa olhe pequenas coisas do PT: professores em greve (falta de recebimento salário). Funcionários da prefeitura com salários em atraso culpa do governo do PT que não faz o repasse dos recursos,CULPA DO PT. Pais está quebrado culpa dos filhos da puta Lula e Dilma trouxeram o caos ao país.

    1 2

  • Chacall Originall | 6 dias, 7 horas atrás

    Não adianta o Patos Hoje fazer um trabalho investigativo e denunciar. Em Patos não temos autoridades pra resolver este problema, eles estão engessados e carcomidos pela preguiça. Se tivessem boa vontade teriam resolvido o contrato entre a prefeitura e Copasa A povo continuam pagando taxas de esgoto o Rio Paranaíba recebendo esgoto sem tratamento. A justiça que existia em Patos morreu faz tempos foi sepultada há vários anos.

    12 0 Responder

  • Mario da carioca | 6 dias, 8 horas atrás

    Tem e que punir este empresário que acabou e redireciona a verdadeira nascente que ia pra lagoinha com caminhões de areia no seu depósito que está acabando com as famílias ali perto. Tanta poeira, mal cheiro de madeira, entupiu a nascente centenária que ali existiu, o nome está aí estampado, dona da Vieira e Silva, ele sim tem que ser chamado pra dar explicações, mas no Brasil tudo se faz vista grossa quando se tem din din din afsss já chega de tanta escuridão neste país.

    11 1 Responder

carregar mais comentários