O presidente da Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Luiz Alberto Grigoletto foi o entrevistado desta sexta-feira (19) do Jornal da Manhã da Rádio Jovem Pan Patos. O produtor destacou a importância da suinocultura para a economia da região e desmitificou crenças sobre a carne suína que ainda rondam o imaginário popular.

Segundo Luiz Alberto, Patos de Minas é o principal polo de genética suína do país. Ele destacou, no entanto, que ainda há muito espaço para crescimento na região. O presidente da ASTAP disse que o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba contam com cerca de 100 mil matrizes, o que representa quase metade das cerca de 240 mil matrizes existentes em Minas Gerais. Parece muito, mas para se ter uma ideia, Minas tem menos da metade do número de matrizes existentes no Estado de Santa Catarina que é bem menor .

Mesmo assim, segundo Luiz Alberto, a suinocultura gera cerca de 10 mil empregos diretos na região, sendo cerca de 5 mil nas indústrias e outros 5 mil nas granjas. Ele disse que o setor passou por muita dificuldade nos últimos anos, mas que as exportações melhoraram e que o ano de 2019 promete ter o mesmo desempenho de 2016, que teve um bom desempenho.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Luiz Alberto Grigoletto, na Jovem Pan Patos.