O cantor Maurício Fernandes também está preocupado com a exigência da prefeitura.

Os proprietários dos barzinhos de Patos de Minas tiveram que apertar o pause na música ao vivo. Os fiscais de postura da Prefeitura Municipal notificaram os comerciantes devido a denúncias de perturbação de sossego. A Prefeitura exigiu que os barzinhos façam adequações na estrutura acústica para que o som não se propague para a vizinhança. Os músicos de Patos de Minas e proprietários das casas estão preocupados com a exigência repentina que pode deixar muita gente desempregada.

Após uma denúncia de perturbação de sossego, os fiscais de postura do município resolveram agir e notificaram os bares da cidade. Desde a última sexta-feira (25), os bares que não possuem uma acústica adequada estão proibidos de oferecer ao público música ao vivo. O músico Ivan Rosa fez um desabafo nas redes sociais. Ele contou que muitas pessoas que trabalham com música vivem apenas disso. “Eu recebi várias ligações de amigos músicos me perguntando, Ivan como que eu vou pagar minhas contas agora?”

Em vídeo, Ivan demonstra preocupação com a medida. Ele reconhece que alguns bares precisam se readequar para evitar a perturbação, mas que os proprietários tenham um prazo para cumprir as exigências do município. “Não precisava proibir a música ao vivo, poderia ser resolvido com diálogo. O músico poderia trabalhar com o som reduzido até que as casas se adequem, agora com essa imposição alguns músicos perderam shows agendados há mais de um mês”.

Os profissionais de Patos de Minas argumentam que muitos trabalham somente com música e terão dificuldades para colocar comida na mesa de casa e pagar as contas no fim do mês. O cantor Maurício Fernandes disse que essa medida do poder público irá acabar com muitos empregos na cidade. “Não é só a gente que vai ficar prejudicado com isso, hoje em dia as pessoas frequentam os bares atrás de uma descontração para aliviar o estresse do dia a dia, com o fim da música ao vivo o movimento no bar tende a diminuir e talvez o proprietário que emprega dez garçons precisará dispensar alguns para se adequar ao público mais reduzido”.

O dono de um bar no Bairro Sebastião Amorim disse que após essa ordem da prefeitura o movimento em seu estabelecimento caiu consideravelmente. “A música ao vivo é um diferencial a mais para trazer o público para a casa, o meu movimento aqui caiu bastante depois dessa notificação”.

O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas na terça-feira (29), no entanto não recebeu até o momento um posicionamento.